Foguete Criado por Brasileiro Será Lançado em Abril

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada hoje (21/03) no “Portal TERRA” destacando o lançamento do foguete VES (Veículo Experimental de Sondagem) da Coyote Rockets Company, previsto para ocorrer em 10/04, com já havíamos anunciado ontem em primeira mão (veja a nota “Confirmado, o VES da Coyote Será Lançado Dia 10/04").

Duda Falcão

CAMPUS PARTY BRASIL

VC repórter: Foguete Criado por Brasileiro
Será Lançado em Abril

21 de março de 2011 - 13h22

Foto: Vagner Coyote/vc repórter
O foguete tem lançamento
previsto para o dia 10 de abril
O lançamento do foguete VES (Veículo de Experimentos e Sondagem), criado pelo brasileiro Vagner Brito, o "Coyote", e apresentado durante a Campus Party de 2011, será realizado no dia 10 de abril, após mudança da data inicial. Será o primeiro foguete lançado por Coyote.

O foguete será usado para experimentos de microgravidade, baixa temperatura e queda abrupta de pressão atmosférica. Tem 3,16 m de altura, 15 cm de diâmetro e pesa 70 kg. "Sua velocidade máxima é de 1.350 km/h", afirma.

Anteriormente, o lançamento estava marcado para o mês de fevereiro, mas Coyote conta que o atraso da licença que torna possível a realização do vôo foi o motivo que o levou ao postergamento. "Para alguém lançar um foguete como este, é necessária uma licença da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e do DECEA (Departamento de controle do Espaço Aéreo)", explica Coyote, 50 anos, produtor de foguetes.

Esta licença é regulamentada pela Lei Complementar RBHA 101 (Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica), que trata da operação de balões cativos, foguetes não-tripulados e balões livres não tripulados no Brasil.

O lançamento em abril é considerado um teste, e chegará a uma "altura moderada, abaixo do que pode alcançar", segundo Coyote. "O objetivo também é fazer com que o foguete seja usado para experiências em faculdades de engenharia, como o ITA, e em cursos sobre o espaço e aviação", diz Coyote.

Ele foi convidado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial para participar do programa de microgravidade, que ainda não tem data de abertura. "O programa abre em determinados momentos do ano, e o de 2011 ainda não foi divulgado. Mas, quando abrir, está certo que participarei", afirma


Fonte: Portal TERRA - 21/03/2011

Comentário: As atenções dos amantes da área espacial no Brasil voltam-se agora para esse vôo do VES, do vôo do VBB-30 da “Operação TEXUS 49” na Suécia e do vôo de treinamento do foguete americano Improved Orion, previsto para ocorrer ainda em abril do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). O blog “BRAZILIAN SPACE” aproveita para desejar sucesso a Coyote Rockets com esta missão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022