Encontro Comemorará 50 Anos do 1º Vôo Tripulado

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada dia (11/03) no site “Diário da Rússia” destacando que os "50 anos do Primeiro Vôo Espacial Tripulado" do cosmonauta russo "Yuri Gagarin" deverá ser comemorado durante a realização do  “4º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica” a ser realizado em Campos dos Goytacazes (RJ) entre os dias 21 e 23/04.

Duda Falcão

Tecnologia

Os 50 Anos do Primeiro Vôo Espacial
Tripulado Vão Ser Comemorados no
Encontro de Astronomia e
Astronáutica, em Campos, RJ

Evento internacional vai trazer ao Brasil dois
cosmonautas russos, um astronauta americano
e o brasileiro Marcos Pontes

19/03/2011 - 10h10

Entre os dias 21 e 23 de abril será realizado no Teatro Trianon, em Campos, o 4.º Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, organizado pelo professor de Física Marcelo de Oliveira Souza, Coordenador no Brasil dos Programas Internacionais de Ensino e Popularização da Astronomia e da Astronáutica. Entre os objetivos do Encontro estão às comemorações dos 50 anos do primeiro vôo tripulado ao espaço, realizado em 12 de abril de 1961 pela então União Soviética, levando a bordo da nave Vostok o cosmonauta Yuri Gagarin.

Já confirmaram presença o astronauta brasileiro Marcos Pontes, o norte-americano Charles Duke, um dos astronautas que estiveram na Lua, e os cosmonautas russos Oleg Kotov e Pavel Vinogradov, das tripulações da Estação Espacial Internacional.

Jubileu: Yuri Gagarin, a bordo da nave Vostok,
navegou no espaço em 12 de abril de 1961

O evento, que tem como parceiros a empresa Mir Mídia e Consultoria Internacional (site Diário da Rússia e programa Voz da Rússia) e o Consulado Geral da Federação da Rússia no Rio de Janeiro, conta com o apoio de entidades internacionais como a organização Astrônomos Sem Fronteiras, e nacionais como o Instituto Federal Fluminense, a Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e, ainda, a Prefeitura de Campos dos Goytacazes.

O Encontro é aberto ao público, totalmente gratuito, e, nos seus três dias de realização, terá início às nove horas da manhã. Estarão presentes cientistas do Brasil, Rússia, China, Índia, Irã, Romênia, Portugal, Estados Unidos, Japão, Colômbia, Venezuela e Uruguai.


Jornal "RJ INTER TV 1ª Edição" - 20/04/2011


Fonte: Site Diário da Rússia - 19/03/2011

Comentário: Apesar da matéria não falar que esse evento realizado anualmente com sucesso há quatro anos é organizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls de Campos dos Goytacazes (RJ) e coordenado pelo professor de Física Marcelo de Oliveira Souza, em nossa opinião esse modelo de evento deveria ser seguido como exemplo por outras instituições do Brasil afora como agente motivador nessa área para nossos jovens. O blog “BRAZILIAN SPACE” parabeniza ao Clube de Astronomia Louis Cruls e ao professor Marcelo de Oliveira Souza dizendo que pretendemos comparecer pessoalmente no evento do ano de 2012 visando fazer a cobertura do mesmo para o nosso blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Rússia Oferece ao Brasil Assistência no Desenvolvimento de Foguetes