Mercadante Irá ao Encerramento do Ano Brasil-Alemanha

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/03) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando que o ministro Aloizio Mercadante participará dia 01/04 em Hannover do encerramento do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I – 2010/2011).

Duda Falcão

Mercadante Participa de Encerramento do
Ano Brasil-Alemanha de CT&I

30/03/2011 - 16:15

Credito:Divulgação Hannover - Pavilhão da Feira

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante embarca para a Alemanha, nesta sexta-feira (1º), onde participa do encerramento do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I – 2010/2011). A cerimônia ocorre na próxima segunda-feira (4), paralela à Feira de Hannover, considerada a maior feira industrial do mundo.

Mercadante participa do evento e de atividades naquele país a convite da ministra alemã de Educação e Pesquisa, Annette Schavan. A programação começa no domingo (3), na abertura da Feira de Hannover.

Na segunda-feira (4), além do encerramento do Ano Brasil-Alemanha, o ministro cumpre uma extensa agenda, que inclui encontro com a ministra Schavan, reunião com pesquisadores brasileiros que trabalham na Alemanha e participação de Simpósio sobre Inovação, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI e pela Sociedade Fraunhofer.

No encontro com a ministra Schavan, será assinada uma declaração conjunta dos resultados do Ano Brasil-Alemanha de CT&I e sobre um Programa Brasil-Alemanha para o Fomento à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Na terça-feira (5), Aloizio Mercadante participa da abertura do fórum empresarial “Business Forum Brazil”. Também estão programados: um encontro com o ex-astronauta alemão, Thomas Reiter, atual diretor do Centro Espacial Alemão-DLR (Deutsches Zentrum für Luft-und Raumfahrta, em alemão) e a participação em um fórum de nanotecnologia.

Ainda na quarta-feira (6), Mercadante visita o Instituto Desy (sigla em alemão para Deutsches Elektronen-Synchrotron), o instituto de física da Sociedade Helmholtz, quando será avaliada a possibilidade de cooperação com o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNSS/MCT), de Campinas (SP).

Ao deixar Hannover, o ministro parte para a cidade de Hamburgo onde, no dia 6 de abril, visitará o European XFEL, uma instalação de pesquisa, atualmente em construção, que irá gerar flashes de raios-X extremamente intensos, para ser usada por pesquisadores de todo o mundo.

Acompanham o ministro Mercadante, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Glaucius Oliva, o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do MCT, Adalberto Fazzio, e o coordenador de Engenharia de Sistemas do Instituto de Aeronáutica e Espaço - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IEA/DCTA), do Comando da Aeronáutica, Luis Loures.

Ano Brasil-Alemanha

O Ano Brasil-Alemanha foi aberto em abril de 2010, com cerimônia, em São Paulo (SP), tendo a presença da ministra de Educação e Pesquisa da Alemanha, Annette Schavan, e do então ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, além de autoridades brasileiras e alemãs.

No decorrer do Ano, inúmeros encontros foram realizados no Brasil e na Alemanha, reunindo especialistas em diversas áreas temáticas, o que gerou um grande número de possibilidades de cooperação futura.


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: Veja você leitor que realmente existe uma movimentação diferente nos bastidores do Programa Espacial Brasileiro. Dois pontos que foram citados nessa nota devem ser destacados: o encontro do ministro Mercadante com o ex-astronauta Thomas Reiter, atual diretor do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e principalmente a participação na comitiva do pesquisador Luis Loures, que é o coordenador de Engenharia de Sistemas do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IEA) e até onde sabemos coordenador também dos Projetos das SARA Suborbital e Orbital. Vale lembrar que o presidente da AEB, Marco Antônio Raupp, já se encontra na Alemanha desde segunda-feira (28/03) em reunião com a DLR junto com uma força tarefa de oficiais de peso do próprio IAE. Tem coisa ai. Vamos aguardar os acontecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial