Mercadante Irá ao Encerramento do Ano Brasil-Alemanha

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/03) no site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) destacando que o ministro Aloizio Mercadante participará dia 01/04 em Hannover do encerramento do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I – 2010/2011).

Duda Falcão

Mercadante Participa de Encerramento do
Ano Brasil-Alemanha de CT&I

30/03/2011 - 16:15

Credito:Divulgação Hannover - Pavilhão da Feira

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante embarca para a Alemanha, nesta sexta-feira (1º), onde participa do encerramento do Ano Brasil-Alemanha de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I – 2010/2011). A cerimônia ocorre na próxima segunda-feira (4), paralela à Feira de Hannover, considerada a maior feira industrial do mundo.

Mercadante participa do evento e de atividades naquele país a convite da ministra alemã de Educação e Pesquisa, Annette Schavan. A programação começa no domingo (3), na abertura da Feira de Hannover.

Na segunda-feira (4), além do encerramento do Ano Brasil-Alemanha, o ministro cumpre uma extensa agenda, que inclui encontro com a ministra Schavan, reunião com pesquisadores brasileiros que trabalham na Alemanha e participação de Simpósio sobre Inovação, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI e pela Sociedade Fraunhofer.

No encontro com a ministra Schavan, será assinada uma declaração conjunta dos resultados do Ano Brasil-Alemanha de CT&I e sobre um Programa Brasil-Alemanha para o Fomento à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

Na terça-feira (5), Aloizio Mercadante participa da abertura do fórum empresarial “Business Forum Brazil”. Também estão programados: um encontro com o ex-astronauta alemão, Thomas Reiter, atual diretor do Centro Espacial Alemão-DLR (Deutsches Zentrum für Luft-und Raumfahrta, em alemão) e a participação em um fórum de nanotecnologia.

Ainda na quarta-feira (6), Mercadante visita o Instituto Desy (sigla em alemão para Deutsches Elektronen-Synchrotron), o instituto de física da Sociedade Helmholtz, quando será avaliada a possibilidade de cooperação com o Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNSS/MCT), de Campinas (SP).

Ao deixar Hannover, o ministro parte para a cidade de Hamburgo onde, no dia 6 de abril, visitará o European XFEL, uma instalação de pesquisa, atualmente em construção, que irá gerar flashes de raios-X extremamente intensos, para ser usada por pesquisadores de todo o mundo.

Acompanham o ministro Mercadante, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), Glaucius Oliva, o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do MCT, Adalberto Fazzio, e o coordenador de Engenharia de Sistemas do Instituto de Aeronáutica e Espaço - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (IEA/DCTA), do Comando da Aeronáutica, Luis Loures.

Ano Brasil-Alemanha

O Ano Brasil-Alemanha foi aberto em abril de 2010, com cerimônia, em São Paulo (SP), tendo a presença da ministra de Educação e Pesquisa da Alemanha, Annette Schavan, e do então ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, além de autoridades brasileiras e alemãs.

No decorrer do Ano, inúmeros encontros foram realizados no Brasil e na Alemanha, reunindo especialistas em diversas áreas temáticas, o que gerou um grande número de possibilidades de cooperação futura.


Fonte: Site do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT)

Comentário: Veja você leitor que realmente existe uma movimentação diferente nos bastidores do Programa Espacial Brasileiro. Dois pontos que foram citados nessa nota devem ser destacados: o encontro do ministro Mercadante com o ex-astronauta Thomas Reiter, atual diretor do Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e principalmente a participação na comitiva do pesquisador Luis Loures, que é o coordenador de Engenharia de Sistemas do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IEA) e até onde sabemos coordenador também dos Projetos das SARA Suborbital e Orbital. Vale lembrar que o presidente da AEB, Marco Antônio Raupp, já se encontra na Alemanha desde segunda-feira (28/03) em reunião com a DLR junto com uma força tarefa de oficiais de peso do próprio IAE. Tem coisa ai. Vamos aguardar os acontecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial