Gilberto Câmara é Indicado a Prêmio Por Internautas

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (24/03) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que o diretor do INPE, Gilberto Câmara, foi indicado pelos internautas ao prêmio "MundoGEO#Connect" na categoria "Personalidade do Setor de Geotecnologia”.

Duda Falcão

Gilberto Câmara é Indicado ao Prêmio de
"Personalidade do Setor de Geotecnologia"

24/03/2011

Gilberto Câmara, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), está entre os indicados pelos internautas ao prêmio MundoGEO#Connect na categoria "Personalidade do Setor de Geotecnologia”. Promovida pelo portal MundoGEO, a premiação interativa elege os melhores profissionais que, por sua atuação inovadora, fazem este mercado crescer de forma sustentável.

Em www.mundogeo.com, em breve será aberta nova votação popular para a escolha dos vencedores. Também concorrem como Personalidade: Ana Clara Mourão Moura (UFMG), João Francisco Galera Monico (Unesp), Jorge Xavier da Silva (UFRJ) e Luiz Paulo Souto Fortes (IBGE). A cerimônia de premiação será no dia 15 de junho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Doutor Honoris Causa

No final de abril, Gilberto Câmara receberá na Alemanha o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Münster, em reconhecimento à contribuição técnico-científica na área de geoinformática e, também, pela atuação em defesa do compartilhamento das informações espaciais em benefício da sustentabilidade e da capacitação em países em desenvolvimento.

Antes do diretor do INPE, o último a receber esse título foi o Dalai Lama, em 2007. Instituição pública localizada na cidade de Münster, com mais de 40 mil alunos e cerca de 130 áreas de estudo, a Universidade de Münster é um dos principais centros intelectuais da Alemanha.

Perfil

Diretor do INPE desde dezembro de 2005, Gilberto Câmara ingressou na instituição em 1980. Graduado em Engenharia Eletrônica pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), fez mestrado e doutorado em Computação no INPE. Como líder da equipe de P&D em Geoprocessamento do Instituto, participou do desenvolvimento de importantes softwares de sensoriamento remoto e processamento de imagens de satélites e de projetos como DETER e PRODES, de monitoramento da Amazônia.

Responsável pelo estabelecimento de uma política de acesso livre aos dados do INPE sobre desmatamento e às imagens do satélite sino-brasileiro CBERS, Gilberto Câmara tem se destacado por defender a distribuição mundial de dados orbitais de média resolução.

É também professor dos cursos de pós-graduação em Sensoriamento Remoto, Computação Aplicada e Ciência do Sistema Terrestre do INPE. Mais informações sobre o diretor, seu currículo, palestras e apresentações de seus trabalhos na página http://www.dpi.inpe.br/gilberto/


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentário: Pois é leitor, quem tem competência se estabelece, e esse é o caso do senhor Gilberto Câmara. O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza-o pelo seu desempenho a frente do INPE e pelo reconhecimento dos internautas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022