A UFABC e o Espaço

Olá leitor!

É sabido que a Universidade Federal do ABC (UFABC) ao lado da UNESP, ON, UnB, entre outras, é uma das 13 instituições envolvidas com a inovadora "Missão ASTER". Entretanto, o envolvimento dessa jovem universidade do ABC paulista na área espacial não se restringe unicamente a esse inovador projeto.

O curso de Mestrado e Doutorado em Engenharia Mecânica desta universidade está atualmente envolvido (até onde podemos verificar) com seis interessantes projetos que o blog lista abaixo para você leitor, inclusive um de propulsão a laser.

Duda Falcão

PROJETOS DA UFABC

Nome do projeto: Desenvolvimento de Metodologia para a Validação de um Dispositivo de Determinação de Atitude para Satélites Artificiais com Tolerância a Falhas.
Linha de Pesquisa: Controle, automação e robótica.
Ano Início: 2010
Descrição do projeto: Desenvolvimento de uma metodologia, usando equipamentos de baixo custo, para validação de sistemas de computação com tolerância a falhas de satélites científicos projetados para operar em baixa órbita terrestre. Esses sistemas de computação são considerados de baixo custo, por serem constituídos unicamente de circuitos integrados COTs (Commodity-Off-The-Shelf). Entretanto, os COTS ficam muito suscetíveis a falhas temporárias, quando colocados em funcionamento em ambientes sujeitos as mais diversas radiações, comuns no ambiente espacial. O principal desafio desse projeto consiste em adaptar as metodologias existentes para a validação de COTS e de sistemas com tolerância a falhas usando equipamentos de baixo custo para injeção de falhas e análise do efeito da falha provocada no sistema, com o propósito de qualificá-los para aplicações espaciais.
Docente: Luiz de Siqueira Martins Filho

Nome do projeto: Desenvolvimento de Programa Computacional para Simulação de Sistemas Propulsivos Utilizando Motores Foguete a Propelente Líquido.
Linha de Pesquisa: Aerodinâmica e propulsão.
Ano Início: 2009
Descrição do projeto: O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de um programa computacional completo para simulação de sistemas propulsivos bipropelentes.
Docente: Annibal Hetem Junior

Nome do projeto: Estudo e Planejamento para uma Missão Completa ao Sistema de Asteróides Ternário 216 Kleopatra.
Linha de Pesquisa: Controle, automação e robótica
Ano Início: 2009
Descrição do projeto: 1) Estudo de transferências Terra-Keopatra convencionais (Patched-conic) e alternativas, usando órbitas periódicas e swing-by; 2) Estudo do Potencial Gravitacional do asteróide principal e 3) Dinâmica orbital dos satélites e Efeito Yorpe.
Docente: Cristiano Fiorilo de Melo

Nome do projeto: Método de Otimização Topológica Aplicado ao Projeto de Estruturas e Sistemas Aeroespaciais.
Linha de Pesquisa: Análise estrutural e comportamento mecânico dos materiais.
Ano Início: 2009
Descrição do projeto: A Otimização Topológica consiste num método computacional poderoso de otimização estrutural que permite projetar a topologia ótima de estruturas segundo um certo critério de custo. O algoritmo do Método de Otimização Topológica (MOT) combina métodos de otimização com o Método dos Elementos Finitos (MEF), para distribuir material no interior de um domínio de projeto de maneira a minimizar (ou maximizar) a função objetivo especificada, satisfazendo dadas restrições impostas ao problema de otimização. O MOT tem ganho destaque no meio acadêmico e, atualmente, é largamente utilizado nas indústrias automobilística e aeronáutica. De maneira geral, o objetivo do presente projeto de pesquisa é explorar a aplicação do MOT para o projeto de estruturas aeroespaciais considerando restrições de manufatura, desenvolver uma linha de pesquisa da aplicação do MOT ao projeto de dissipadores de calor com micro canais para resfriamento de componentes eletrônicos compactos e estender as pesquisas em aplicação do MOT na obtenção de imagens de tomografia por impedância elétrica (iniciadas no doutorado do proponente) focando a aplicação em ensaios não-destrutivos. O projeto será desenvolvido na área da Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal do ABC (UFABC).
Docente: Cícero Ribeiro de Lima

Nome do projeto: Sistemas de Asteróides Múltiplos Próximos à Terra: Planejamento de Missões e Estudos da Dinâmica Orbital.
Linha de Pesquisa: Controle, automação e robótica.
Ano Início: 2010
Descrição do projeto: 1) Estudo de transferências Terra-NEO convencionais (Patched-conic) e alternativas, usando órbitas periódicas e swing-by; 2) Estudo do Potencial Gravitacional do asteróide principal e 3) Dinâmica orbital dos satélites e Efeito Yorpe.
Docente: Cristiano Fiorilo de Melo

Nome do projeto: Um Veículo Aeroespacial para Estudos sobre o Conceito da Propulsão a Laser. Parte I: Design aerodinâmico e óptico.
Linha de Pesquisa: Aerodinâmica e propulsão.
Ano Início: 2010
Descrição do projeto: A propulsão a laser é uma das mais avançadas e atrativas propostas para lançar satélites e cargas em órbitas terrestres baixas. Conceitualmente, a propulsão a laser é capaz de gerar alto impulso específico (durante o vôo atmosférico) e elevado empuxo que quando combinados permitem reduzir drasticamente os custos do lançamento de cargas e satélites ao espaço. Este projeto de pesquisa tem como objetivo inicial (meta da parte I), investigar qualitativamente e quantitativamente a configuração aerodinâmica e óptica de um veículo lançador leve (lightcraft) propulsionado a laser através da simulação computacional em CFD da interação entre escoamentos em regime subsônico até hipersônico com a coifa, as entradas de dar e a tubeira do lightcraft e da simulação computacional via TracePRO da trajetória dos raios de luz lazer incidentes na tubeira refletora do lightcraft. Posterior à escolha do melhor design aerodinâmico e óptico do lightcraft, um protótipo tridimensional será construído através da técnica de prototipagem rápida utilizando um desenho de engenharia em SOLIDWORKS do lightcraft.
Docente: Israel da Silveira Rêgo


Fonte: Site da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022