IAE Realiza o 5º SePP&D Agora no Início de Abril

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (30/03) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), divulgando a realização agora no inicio de abril do “5º SePP&D - Seminário de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas”, evento esse que já foi abordado aqui no blog e que contará com a nossa presença.

Duda Falcão

IAE realiza Seminário de Projetos de
Pesquisa & Desenvolvimento em Veículos
Espaciais e Tecnologias Associadas

30/03/2011

O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) apresenta o 5º SePP&D - Seminário de Projetos de Pesquisa & Desenvolvimento em Veículos Espaciais e Tecnologias Associadas-, que será realizado no Auditório B do Prédio da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA, no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), na cidade de São José dos Campos - SP, nos dias 5 e 6 de abril de 2011, das 8h às 17 horas.

A participação no 5º SePP&D é gratuita, mas como o número de vagas é limitado, a inscrição é necessária. Para os inscritos será emitido certificado de participação.

Paralelamente ao 5º SePP&D acontecerá o Workshop Tendências Futuras para Veículos Lançadores, no Auditório C do Prédio da Computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Para o evento foram convidados pesquisadores de Instituições de Pesquisa e de Ensino de todo o Brasil e envolvidos com atividades espaciais.

No evento também haverá o lançamento do livro “Compósitos Estruturais:Tecnologia e Prática”, escrito em parceria entre as pesquisadoras da Divisão de Materiais (AMR) do IAE Mirabel C. Rezende e Michelle L. Costa, e o Prof. Edson C. Botelho da FEG/UNESP.

O evento objetiva realizar um estudo prospectivo para avaliar as tendências futuras para Veículos Lançadores de Satélites, com foco no dimensionamento das cargas a serem lançadas e apoio ao planejamento estratégico do IAE, com a pesquisa de veículos lançadores e as tecnologias críticas envolvidas na Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) dos mesmos.

Veja a programação completa na página do evento na internet (www.sepped.com.br)


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Importante evento nessa área de pesquisa & desenvolvimento em Veículos Espaciais e tecnologias associadas que é realizado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), estando em sua quinta edição. Nessa edição serão apresentados diversos projetos em curso no país contando inclusive com a participação de realizadores privados como o senhor Wagner Britto da Coyote Rockets Company e o senhor Oswaldo Loureda, diretor da Acrux Aerospace Technologies, que participará apresentando um projeto do seu doutorado no ITA. Entretanto, lamentamos a não participação do engenheiro e líder do grupo paulista “Edge Of Space”, o senhor José Miraglia, que por motivos desconhecidos não participarão deste importante evento.

Comentários

  1. Caros Amigos.
    Infezlimente nao tomei conhecimento a tempo do evento, e apesar de tarde, so estou tendo contato com esta informação através do Brazilian Space, que cada vez mais cumpre o seu papel.
    Estou a procura dos anais ou outras referencias que possam ter sido produzidas neste congresso e caso alguém as tenha, agradeço a colaboração se puder me enviar, principalmente estudos termodinâmicos e estudos aerodinâmicos hipersonicos.
    Abraço a todos...
    -- Sergio Cabral Cavalcanti
    IdeaValley & SpaceMETA
    Founder

    ResponderExcluir
  2. Olá Sr. Sérgio!

    Estou tentanto junto ao IAE que eles me envie as apresentações orais do evento. Se conseguir isso, em breve estarei postando-as aqui no blog, tá ok?

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário