Blog Entrevista Coronel Kasemodel do IAE

Olá leitor!

Semana passada o blog entrou em contato via e-mail com o Departamento de Comunicação Social do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), solicitando uma entrevista com o Vice-Diretor do Instituto, o Cel. Eng. Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel e fomos prontamente atendidos.

O Cel. Kasemodel já havia nos dado uma entrevista em abril do ano passado (veja a nota “Cel. Kasemodel do IAE Responde as Dúvidas do Blog”) onde o mesmo esclareceu com propriedade nossas dúvidas.

Agora nesta nova entrevista em nossa modesta opinião o Cel. Kasemodel economiza um pouco em algumas de suas respostas, talvez por não está autorizado a esclarecê-las melhor.

Vale lembrar leitor, que o Brasil hoje é um país em evidência, e sendo o PEB um programa de alta tecnologia, não faz mal nenhum medir um pouco as palavras.

Entretanto, na entrevista o Cel. Kasemodel esclarece alguns pontos muito interessantes que vale a pena conferir.

Gostaria de agradecer ao Cel. Kasemodel e ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) pela atenção dada ao blog “BRAZILIAN SPACE” desde o nosso primeiro contato.

Duda Falcão

BRAZILIAN SPACE: Coronel, entre tantos projetos do IAE em andamento na área espacial encontra-se o “Projeto SARA”, que segundo foi divulgado muito em breve deverá ter uma versão suborbital lançada ao espaço. Como vai o desenvolvimento deste projeto e quando a “SARA Suborbital” deverá ser lançada?

CEL. KASEMODEL: O primeiro vôo do SARA Suborbital deverá ocorrer em 2012, com o lançamento do VS-40 V04.O projeto SARA Suborbital encontra-se na fase de qualificação em solo dos seus subsistemas. No ano de 2010 foram realizados testes de qualificação da estrutura, das redes elétricas, do sistema de gás frio e do sistema de recuperação, entre outros.

BRAZILIAN SPACE: Coronel, em sua última entrevista ao blog em abril do ano passado o senhor disse que o IAE em parceria com o DLR alemão e com a indústria brasileira iriam desenvolver o VLM-1 (Veículo Lançador de Microsatélites) para atender inicialmente o experimento alemão SHEFEX III. Como vai o andamento desse projeto, houve avanços desde a nossa última entrevista?

CEL. KASEMODEL: Com relação ao VLM-1, no ano de 2010 foi realizada a primeira etapa, concluída com a MDR (“Mission Definition Review”). Para 2011, estão programadas as seguintes etapas: Realização da SRR (“Systems Requirements Review” ) e da PDR (“Preliminary Design Review”).

BRAZILIAN SPACE: Coronel, nessa mesma entrevista o senhor disse que para esse projeto do VLM-1 seria desenvolvido um novo motor-foguete a propulsão sólida de 10 toneladas. Já houve alguma ação nesse sentido?

CEL. KASEMODEL: Sim, estamos falando do propulsor denominado S50, que equipará o primeiro e segundo estágios do VLM-1. O desenvolvimento do envelope-motor (estrutura) já foi contratado junto à indústria nacional. Esse envelope será construído em material compósito pelo processo de bobinagem de fibra de carbono.

BRAZILIAN SPACE: Coronel, não há mais como negar o sucesso internacional do foguete de sondagem brasileiro VSB-30, basta notar a sua agenda internacional de lançamentos para o ano de 2011 e a continuar com esta demanda crescente, certamente será necessária a sua industrialização. Como se encontra o processo de industrialização desse foguete?

CEL. KASEMODEL: Este processo de industrialização está sendo conduzido no DCTA pelo IFI – Instituto de Fomento e Coordenação Industrial que, atualmente, tem realizado diversos estudos para definição do modelo que deverá nortear essa transferência de tecnologia.

BRAZILIAN SPACE: Coronel existe alguma previsão de lançar o foguete VSB-30 do Brasil em 2011?

CEL. KASEMODEL: O próximo lançamento do VSB-30 no Brasil deverá conduzir a carga útil MICROG 2, para realização de experimentos em ambiente de microgravidade. A previsão deste lançamento é para 2012.

BRAZILIAN SPACE: Coronel é de conhecimento público que ainda neste primeiro semestre um foguete VS-40 modificado será lançado pelo DLR alemão com o experimento SHEFEX II abordo da “Base de Woomera” no sul da Austrália. Com a proximidade da realização desta operação o DLR já manifestou interesse em utilizar esse foguete em outra missão?

CEL. KASEMODEL: No momento, não temos nenhuma posição do DLR sobre futuras utilizações do VS-40.

BRAZILIAN SPACE: Existe interesse do IAE em também industrializar o VS-40?

CEL. KASEMODEL: A demanda atual do VS-40 não justifica sua industrialização. No entanto, é importante ressaltar que a estrutura dos propulsores utilizados no VS 40, o S40 no primeiro estágio e o S44 no segundo estágio, bem como diversos outros componentes (tais como divergentes, ignitores) já são fabricados na indústria nacional.

BRAZILIAN SPACE: Coronel, e quanto a “Operação Uirapuru” (teste em banco de provas do motor S43 do VLS-1), já existe alguma previsão para a sua realização?

CEL. KASEMODEL: Essa operação deverá ocorrer em breve, ainda no primeiro semestre deste ano.

BRAZILIAN SPACE: Coronel, passando para a área de motores-foguetes líquidos, como vai o desenvolvimento do L15 e já existe uma previsão de vôo do foguete VS-15?

CEL. KASEMODEL: Com relação ao motor L15, estamos finalizando a fabricação do 2º Modelo de Desenvolvimento, para a realização de testes em banco de provas.

Com relação ao VS-15, para este ano estão previstos a especificação e projeto preliminar do sistema elétrico e a integração e ensaios de modelos do sistema de alimentação. Os cronogramas de desenvolvimento estão sendo revistos e ainda não se tem disponível uma previsão de lançamento.

BRAZILIAN SPACE: Coronel, todos os brasileiros que acompanham o PEB com interesse sabem da importância crucial que o projeto do motor-foguete líquido L75 tem para o futuro do programa espacial do país. Assim sendo, gostaríamos de saber em que situação se encontra esse projeto e qual foi seu avanço desde a nossa última entrevista?

CEL. KASEMODEL: O L75 encontra-se na fase de projeto detalhado dos diversos sistemas e fabricação de modelos de engenharia.

BRAZILIAN SPACE: Coronel, já houve algum avanço com a empresa russa “Konstruktorskoe Buro Khimavtomatiky - OSC KBKhA” no projeto do banco de provas para motores-foguetes líquidos de até 400kN?

CEL. KASEMODEL: No ano passado, foi concluída a especificação desse banco que contou com o apoio dessa empresa russa.

BRAZILIAN SPACE: Coronel, em minha passagem pelo LPL/APE do IAE em outubro do ano passado, fui informado pelo Ten. Cel. Santana Junior que a empresa russa "ОАО Makeyev GRTs" estava prestes a entregar o ante-projeto do VLS Alfa. O Projeto já foi entregue?

CEL. KASEMODEL: Sim, essa etapa foi concluída em 2010.

BRAZILIAN SPACE: Finalizando Coronel, qual é a sua expectativa e a do IAE com relação ao novo governo DILMA?

CEL. KASEMODEL: Esperamos que ocorram muitas realizações do programa espacial brasileiro durante esse período, principalmente no segmento de veículos lançadores.

Comentários

  1. O Brasil engatinhando em breve será uma grande
    potencia espacial!!!

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  2. É o que todos nós esperamos birablog.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

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