Jornal Pequeno publica nota sobre visita de cortesia do "Novo" Diretor da AEB à Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema)

Olá, Leitora! Olá, Leitor!

Na edição de domingo / segunda-deira (04 / 05 de fevereiro de 2024) o Jornal Pequeno do Maranhão publicou nota sobre visita de cortesia do "Novo" Diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB) à Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema).


Visita de cortesia do "Novo" Diretor da AEB à Fiema
Fonte: https://www.fiema.org.br/noticia/4620/novo-diretor-da-agencia-espacial-brasileira-faz-visita-de-cortesia-a-fiema#:~:text=S%C3%83O%20LU%C3%8DS%20%E2%80%93%20Na%20%C3%BAltima%20quinta,Setor%20Espacial%2C%20Marcelo%20Akira%20Harada.

Além das pantomimas e efemedidades desse tipo de notícia (ou nota de divulgação patrocinada pela Fiema), o que mais nos causou surpresa foi a (re)aparição da figura do Sr. Rogério Luiz Veríssimo Cruz (a nota errou pois o Luiz é com Z mesmo), Brigadeiro R1 da FAB, como "Novo" Diretor da AEB... (veja aqui)

Sem nenhum tipo de etarismo por parte do BS, em verdade, de "Novo" o Sr. Brigadeiro Veríssimo (como é conhecido) não tem nada com relação a AEB. Conforme pode ser visto no seu breve currículo (CV Lattes), independente de governos (destros, sinistros ou ambidestros), após tem ido para a reserva em 2014, o "Novo" Diretor é figurinha recorrente e influente na AEB desde 2017, no Ministério da Defesa (MD) e no CDPEB (Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro).

Com um mestrado profissional na UNIFA, o maior destaque nas atividades espaciais nacionais (fora as passsagens e atuação na AEB), o "Novo" Diretor da AEB foi Diretor do Centro de Lançamento de Alcântara, em 2006 e 2007 (período da fundação e implantação da Alcantara Cyclone Space - ACS).

Assim como o atual presidente da AEB representa os interesses dos grupos jurássicos e anacrônicos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) que querem fazer satélites de sensoriamento remoto de 2 toneladas, o "Novo" Diretor é o fontend e garantidor dos interesses (também anacrônicos) dos grupos desenvolvimentistas da Força Aérea Brasileira (FAB), dentro do Programa Espacial Brasileiro, que culminem na estatização das atividades espaciais em Alcântara (e a garantam da gestáo dos recursos delas advindos) com a criação da famigerada Alada.

Ou Seja: O PEB e a AEB são, realmente, Museus de Grandes Novidades!

Para finalizar, náo menos importante, o Sr. "Novo" Diretor foi o fiador e o suporte político para indicar e manter na AEB, juntamente com o ex-presidente da Agência, Sr. Carlos Moura, os "gestores" (oriundos / com passagem pela ACS, assim como o próprio Moura) responsáveis por diversos desmandos denunciados pelo Brazilian Space nas matérias abaixo:

Apesar de não ter conseguido sustetar o ex-Diretor de Planejamento, Orçamento e Administração - DPOA na atual gestão, o "Novo" Diretor conseguiu não só retornar a AEB, mas manter, como nunca visto antes na história, a Chefe de Gabinete do presidente anterior da AEB (Sr. Carlos Moura) no cargo, de extrema confiança, ainda na atual gestão, mesmo com tudo que esta realizou, juntamente com o ex-DPOA.

É muito poder (ou QI* ou saber)!

Por fim, segue abaixo a nota do Jornal Pequeno, enviada pelo nosso apoiador maranhense Edvaldo Coqueiro, a quem agradecemos pela indicação de pauta.

Brazilian Space

*Quociente de Indicação

Novo diretor da Agência Espacial Brasileira faz visita de cortesia à Fiema

Jornal Pequeno
Política
04/02/24

Na semana que passou, o presidente da Fiema, Edilson Baldez, recebeu a visita de cortesia do novo diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB), Rogério Luís Veríssimo Cruz, e do diretor substituto de governança do Setor Espacial, Marcelo Akira Harada. A visita marca o início de uma nova fase de colaboração entre a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão e a AEB, com o objetivo de fortalecer a parceria existente e impulsionar o desenvolvimento de novos projetos na região de Alcântara, um local de extrema relevância para o Programa Espacial Brasileiro.

A AEB, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Federação das Indústrias discutiram sobre os projetos para o desenvolvimento de Alcântara, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Integrado para o Centro Espacial de Alcântara (PDI-CEA), que promove o desenvolvimento sustentável da região, com foco na inovação, na educação e na infraestrutura. O PDI-CEA é uma iniciativa conjunta entre o governo federal, o governo estadual, o setor privado e a sociedade civil.

A Fiema se compromete a continuar trabalhando em conjunto com a AEB para alcançar resultados significativos para a região de Alcântara e para o Brasil como um todo. Além do presidente da Fiema, Edilson Baldez, estavam presentes os vice-presidentes executivos da Federação, Celso Gonçalo e Luiz Fernando Renner; os superintendentes da Fiema César Miranda, e do Sesi, Diogo Lima; o diretor regional do Senai, Raimundo Arruda; e a coordenadora regional do IEL-MA, Michele Frota.

Um dia antes da visita, o vice-presidente executivo da Fiema, Luís Fernando Renner, representou o presidente Edilson Baldez na cerimônia de transmissão de cargo do diretor do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) do coronel engenheiro Fernando Benitez Leal ao coronel aviador Clovis Martins de Souza.

Na oportunidade, o superintendente regional do Sesi, Diogo Lima, acompanhando do vice-presidente da Fiema, Luiz Fernando Renner; do diretor regional do Senai, Raimundo Arruda; do presidente da Fecomércio, Mauricio Feijó; e do diretor superintendente do Sebrae-MA, Albertino Leal, visitaram a obra da sede do Polo Avançado do Sesi em Alcântara, que está em fase final de construção.

“O polo atuará nas áreas de Educação de Jovens e Adultos e de Medicina Laboral para que se possa permitir a implantação de empresas provendo mão-de-obra capacitada e todas as exigências legais para que se instalem e funcionem no município”, enfatizou o superintendente regional do Sesi, Diogo Lima, que ressaltou que o Polo Avançado do Sesi em Alcântara deve ser inaugurado ainda em 2024.

Para o vice-presidente executivo da Fiema, Luís Fernando Renner, essa obra do Sesi é uma ação concreta da parceria firmada entre a entidade do Sistema Fiema e a Agência Espacial Brasileira, que é a instituição responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Comentários

  1. República Federativa do Brasil

    -> Sobre o que se trata de "Espaço", ou Space in Brazil!

    AINDA predomina no cenário espacial da "mentalidade e visão", "Old Space" sobre o Brasil. Viagens no território nacional e internacional, super diárias e não poderia de fatal a FOTO, ou seja "agência de marketing". Com um esplendido sorriso "White", maquiado com óleo de peroba na face.

    ARCORDA BRASIL.

    ResponderExcluir

Postar um comentário