Astrônomos Encontram 'Super-Terra' a Cerca de '137 Anos-Luz de Distância' Que Poder Ser Um Mundo Habitável

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Notícia veiculada ontem 05/02 no site "Olhar Digital", destaca que Astrônomos descobriram uma nova Super-Terra a cerca de 137 anos-luz de distância que pode ser um mundo habitável, e que orbita uma estrela anã vermelha. Entendam melhor esta história lendo a matéria abaixo.
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO 
 
Astrônomos Encontram Super-Terra Que Poderia Ser Um Mundo Habitável
 
Órbita é mais estreita e leva apenas 19 dias para completar uma viagem ao redor de estrela anã
 
Por Gabriel Sérvio
05/02/2024 - 11h58
Atualizada em 05/02/2024 - 21h04
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
 
Astrônomos descobriram uma nova Super-Terra a cerca de 137 anos-luz de distância orbitando uma estrela anã vermelha, conhecidas por exibirem explosões extremamente poderosas.
 
Uma nova pesquisa publicada no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society apresenta mais detalhes sobre a descoberta.
 

O Que Foi Revelado Sobre a Nova Super-Terra? 
 
* Do tamanho da Terra, o planeta fica em uma zona habitável conservadora.
 
* Sua órbita é mais estreita e leva apenas 19 dias para completar uma viagem ao redor da estrela anã.
 
* A estrela TOI-715 é um pouco mais velha que o nosso Sol, com cerca de 6,6 bilhões de anos e, segundo os pesquisadores, apresenta um “baixo grau de atividade magnética” e ausência de brilho.
 
* Vale ressaltar que ‘zona habitável’ é um termo que identifica planetas que podem ter água líquida.
 
* Já a ‘zona habitável conservadora’ identifica uma região em torno de uma estrela onde um planeta recebe tanta insolação solar quanto a Terra (independente da distância).
 
* A descoberta alimenta a possibilidade de encontrar outras formas de vida e de nos ensinar mais “sobre a formação planetária e a evolução pós-formação”, diz o estudo.
 
(Imagem: NASA/JPL-Caltech) 
Ilustração mostra Super-Terra perto de estrela no espaço.
 
O Planeta Pode Ser Habitável?
 
Por enquanto ainda não há uma resposta clara. O que se sabe é que, como dito antes, o planeta fica em uma zona habitável conservadora. De qualquer forma, o sistema TOI-715 é um alvo atraente para estudos mais aprofundados e aguarda sua vez para ser examinado pelo JWST (Telescópio Espacial James Webb).
 
Os resultados podem ou não apoiarem a habitabilidade. Outro pequeno planeta também pode estar orbitando TOI-715, mas ainda são necessárias observações e acompanhamento para confirmá-lo. 
 
O artigo foi publicado pela Universe Today.

Comentários