JAXA Remarca Para Sábado (17), o Lançamento do Segundo Voo Teste do Seu Novo Foguete H3

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Uma notícia veiculada ontem 15/02 no site "Olhar Digital", destaca que a Agência Espacial do Japão (JAXA) anunciou ter remarcado o segundo voo de teste do seu novo Foguete H3 para este sábado (17), lançamento este que anteriormente estava marcado para ocorrer nesta quinta-feira (15). Entendam melhor esta história lendo a matéria abaixo. 
 
Brazilian Space 
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
 
CIÊNCIA E ESPAÇO 
 
Agência Espacial do Japão Remarca Teste de Seu Novo Foguete
 
A JAXA remarcou o segundo voo do foguete H3 para este sábado (17) devido à previsão de mau tempo no local de lançamento
 
Por Pedro Spadoni
15/02/2024 - 10h09
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
(Imagem: Reprodução/Kyodo News)

A agência espacial do Japão, a JAXA, remarcou o segundo voo de teste do novo foguete H3 para este sábado (17). A princípio, o voo estava agendado para ocorrer nesta quinta-feira (15), mas a agência o adiou devido à previsão de mau tempo no local de lançamento, o Centro Espacial de Tanegashima.
 
Para Quem Tem Pressa: 
 
* A JAXA adiou o segundo voo de teste do foguete H3, inicialmente previsto para quinta-feira (15), para este sábado (17) devido a previsões de mau tempo no Centro Espacial de Tanegashima, com possibilidade de nova tentativa até o final de março;
 
* O foguete H3, desenvolvido por mais de uma década como sucessor do H-2A, enfrenta expectativas elevadas após o fracasso de seu voo inaugural em março de 2023, quando o foguete e o satélite ALOS-3 a bordo dele precisaram ser destruídos;
 
* O segundo teste visa confirmar a trajetória do foguete H3 e colocar dois microsatélites de observação em órbita, demonstrando sua capacidade de transportar cargas maiores a custos reduzidos e competir no mercado espacial global;
 
* Este teste segue um período de sucessos para a JAXA, incluindo um pouso lunar com precisão história, em janeiro, de uma espaçonave lançada no foguete H-2A. O marco reforça expectativas para a capacidade espacial do Japão.
 
Caso não dê para realizar o voo de teste no sábado, a JAXA tentará aproveitar outra janela de lançamento até o final de março, conforme informado pela agência na quarta-feira (14). As informações são da agência de notícias Associated Press.
 
Novo Foguete do Japão
 
(Imagem: JAXA)

A JAXA desenvolve o foguete H3 há mais de uma década. O foguete é o sucessor do H-2A, atualmente o modelo principal da agência espacial japonesa. Antes de aposentá-lo, o país planejou mais dois voos.
 
Este segundo voo de teste do foguete H3 é observado de perto porque coloca a prova não só a capacidade da aeronave, mas do desenvolvimento espacial do Japão. Isso porque o H3 falhou em seu voo de estreia, realizado em março de 2023.
 
Na época, o foguete precisou ser destruído junto à sua carga útil, o satélite avançado de observação terrestre, também chamado de ALOS-3. No segundo voo de teste, o H3 carregará uma maquete do satélite ALOS, chamada VEP-4.
 
2º Voo de Teste 
 
A JAXA diz que o objetivo principal do segundo voo de teste é colocar o foguete na trajetória pretendida. A agência também pretende colocar dois microsatélites de observação em órbita. O H3 é projetado para transportar cargas maiores que o H-2A a custos muito menores para ser competitivo globalmente.
 
As expectativas são altas graças à recente sequência de sucessos do país. A JAXA fez um pouso lunar de precisão histórica em janeiro – e a espaçonave chegou ao espaço acoplada ao foguete H-2A. O marco ocorreu dias após o 48º foguete H-2A colocar um satélite espião em sua órbita planejada.

Comentários