JAXA Realiza com Sucesso o Lançamento do 'Segundo Voo Teste' do Seu Novo Foguete H3

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Uma notícia veiculada ontem 19/02 no site "Olhar Digital", destaca que na noite de sexta-feira (16) a Agência Espacial do Japão (JAXA), lançou com sucesso o segundo voo de teste do seu novo Foguete H3. Entendam melhor esta história lendo a matéria abaixo. 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos 
Espaço que inspira, informação que conecta! 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Novo Foguete da Agência Espacial do Japão Decola – e Dá Tudo Certo
 
O H3 decolou do Centro Espacial de Tanegashima às 21h22 (no horário de Brasília) de sexta-feira (16); conheça o novo foguete japonês
 
Por Pedro Spadoni
19/02/2024 - 12h17
Atualizada em 19/02/2024 - 20h44
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 

A agência espacial do Japão, a JAXA, lançou o segundo voo de teste do novo foguete H3 na noite de sexta-feira (16) (manhã de sábado, 17, no país asiático). E deu tudo certo – o foguete alcançou a órbita e implantou suas cargas: dois satélites pequenos e uma maquete do satélite ALOS-3, chamada VEP-4.
 
Para Quem Tem Pressa: 
 
* O foguete H3 da JAXA completou com sucesso seu segundo voo de teste na noite de sexta-feira (16) – manhã de sábado (17) no país asiático. O foguete alcançou a órbita e implantou suas cargas: dois satélites pequenos e uma maquete do satélite ALOS-3;
 
* Devido ao fracasso no voo de estreia do H3, em março de 2023, o sucesso do segundo voo de teste marca um momento crucial tanto para a agência espacial japonesa e quanto para o desenvolvimento espacial do país;
 
* Desenvolvido pela JAXA e pela Mitsubishi Heavy Industries ao longo da última década, o foguete H3 substituirá o H-2A, com melhorias na eficiência e capacidade de carga;
 
* O sucesso do H3 reforça as expectativas positivas para o programa espacial do Japão, seguindo-se a outros marcos recentes, como o pouso lunar com precisão histórica.
 
O foguete decolou do Centro Espacial de Tanegashima às 21h22 (no horário de Brasília). “Eu fiquei tão emocionado. A história do H3 começará a partir de hoje”, disse um comentarista durante a live do lançamento, transmitida no canal da agência espacial no YouTube.
 

Segundo Voo de Teste
 
(Imagem: JAXA)

O H3 atingiu todos os seus marcos necessários no tempo predeterminado. O estágio superior alcançou a órbita e então implantou o satélite CE-SAT-IE (um dos pequenos) 16 minutos e 43 segundos após o lançamento, segundo a JAXA. O sucesso provocou apertos de mão e abraços entre os membros da equipe no controle da missão.
 
O TIRSAT (outro dos satélites pequenos) e a maquete do satélite ALOS-3 foram projetados para serem implantados mais tarde no voo. E isso também aconteceu conforme planejado, de acordo com a JAXA. “Com base nos dados pós-órbita terrestre do veículo de segundo estágio, a JAXA confirmou que o sinal de separação foi enviado para o TIRSAT, a reentrada controlada do segundo estágio foi realizada e a separação do VEP-4 foi verificada.”
 
Este segundo voo de teste foi observado de perto porque colocou à prova não só a capacidade da aeronave, mas do desenvolvimento espacial do Japão. Isso porque o H3 falhou em seu voo de estreia, realizado em março de 2023. Na época, o foguete precisou ser destruído junto à sua carga, o satélite avançado de observação terrestre ALOS-3.
 
Novo Foguete do Japão
 
(Imagem: Reprodução/Kyodo News)

A JAXA e a Mitsubishi Heavy Industries desenvolveram o foguete H3 ao longo da última década. O foguete de carga média e descartável assumirá o lugar do H-2A, em operação desde 2001 e programado para se aposentar em 2024.
 
O foguete de dois estágios H3 tem entre 57 e 63 metros de altura (depende da escolha do carenamento de carga útil). O primeiro estágio é alimentado por dois ou três motores LE-9 de hidrogênio líquido-oxigênio líquido, desenvolvidos recentemente. O estágio superior traz um motor LE-5B-3, variante do motor de estágio superior dos foguetes H1 e H2.
 
O H3 pode ser equipado com dois ou quatro propulsores de foguete sólido para aumentar seu empuxo. Na sua configuração mais robusta, o novo foguete pode transportar pouco mais de sete toneladas de carga útil para a órbita de transferência geoestacionária (GTO), de acordo com a ficha técnica publicada pela JAXA. Para você ter uma ideia, o foguete H-2A pode transportar 4,4 toneladas para a GTO.
 
As expectativas em relação ao novo foguete são altas graças à recente sequência de sucessos do país. A JAXA fez um pouso lunar com precisão histórica em janeiro – e a espaçonave chegou ao espaço acoplada ao foguete H-2A. O marco ocorreu dias após o 48º foguete H-2A colocar um satélite espião em sua órbita planejada.

Comentários

  1. o Japao e a JAXA, colhendo seus frutos....enquanto certo lugar é um territorio de piratas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário