FAB Participou nos EUA da '3ª Conferência Espacial das Américas'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então foi postada ontem (19/12) no site da FAB a notícia de que militares do Centro de Operações Espaciais (COPE) desta instituição, estiveram de 30/01 e 01/02 participando da ‘3ª Conferência Espacial das Américas (SCA 2024)’, evento este realizado nas dependências do Comando Sul dos Estados Unidos (USSOUTHCOM), em Doral, na Flórida (EUA). Entendam melhor essa história pela nota a baixo.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
 
EVENTO INTERNACIONAL
 
FAB Participa da 3ª Conferência Espacial das Américas no EUA
 
O evento contou com a participação de militares do Centro de Operações Espaciais (COPE), que é subordinado ao Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), de representantes de países das Américas e de organizações norte-americanas ligadas à área espacial
 
Publicada em: 19/02/2024 - 20:25
Texto: Coronel Aviador D`Amato / COMAE
Revisão: Maj. Rodolfo
Edição: Agência Força Aérea
Fonte: COMAE e EMAER
 
Fotos: Major Engenheiro Kleiffer / EMAER

A Força Aérea Brasileira (FAB) participou da 3ª Conferência Espacial das Américas (SCA 2024), realizada, entre os dias 30/01 e 01/02, nas dependências do Comando Sul dos Estados Unidos (USSOUTHCOM), em Doral, na Flórida. O tema da conferência foi “Avançando na Cooperação Espacial por Meio de Objetivos Comuns” e contou com a participação de cerca de 100 pessoas, com representantes de diversos países das Américas e de organizações norte-americanas ligadas à área espacial.
 
O representante da FAB no evento, Coronel Aviador Alessandro Sorgini D'Amato, apresentou os destaques da área espacial dentro da Força Aérea, fazendo um breve histórico de realizações até o cenário atual. O Coronel Aviador D'Amato ressaltou ainda a participação dos militares do COPE que compõem a Célula das Américas nas atividades da Joint Task Force-Space Defense (JTF-SD) Commercial Operations (JCO).
 

Além disso, durante o evento foram realizados diversos contatos com outras Forças, em especial com a própria Força Espacial dos Estados Unidos (United States Space Force - USSF) e com a Guarda Aérea Nacional de Nova York (New York Air National Guard), em busca de intercâmbios de especialistas e participação em exercícios internacionais, fortalecendo ainda mais as parcerias já existentes.
 

A Comandante do USSOUTHCOM, General de Exército Laura Richardson, enfatizou a importância do espaço na identificação e combate das ameaças comuns aos países das Américas, desde enchentes até exploração ilegal de recursos naturais. "É fundamental estabelecermos uma parceria internacional para atacarmos tais ameaças de maneira agressiva e decisiva", afirmou.
 
Já o Chefe da Delegação Brasileira, Brigadeiro do Ar Éric Cézzane Cólen Guedes, que assumirá a Chefia do COPE nos próximos dias, sugeriu a criação de Grupos de Trabalho para identificação de necessidades de cada país. "Também é importante o estabelecimento de um roadmap, de modo que na próxima SCA já seja possível apresentar resultados e decisões, pois, como foi citado algumas vezes durante o evento: 'A hora é agora... e estamos atrasados!'", disse.
 

O JCO é um sistema de monitoramento de objetos espaciais da USSF, e as Células que o apoiam são interoperáveis e conectadas virtualmente por meio de um ambiente para operações de Space Domain Awareness (SDA), as quais permitem uma compreensão compartilhada das atividades em órbita e fornecem informações não confidenciais para apoiar operações espaciais. Em complemento, foi destacado que o Brasil se tornou o primeiro país a integrar informações de radares de rastreamento para tal Sistema.
 
A atuação brasileira nas operações do JCO foi muito elogiada e, por isso, o Coronel Aviador D’Amato também participou de um painel de debate sobre tal sistema juntamente com representantes dos EUA, do Canadá e do Equador.

Comentários