Novo Estudo Liderado Por Uma Cientista da Universidade de Berna, Aponta Que o 'Asteroide Dimorphos' Sofreu Mudanças Após o Impacto da Sonda Espacial DART em 2022

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicada ontem 27/02 pelo site 'Canaltech', a notícia de que segundo um novo estudo liderada pela cientista Sabina Raducan, da Universidade de Berna, na Suíça, o asteroide Dimorphos sofreu algumas mudanças após o impacto da Sonda Espacial DART, da NASA, em 2022. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
 
Home - Notícias - Ciência – Espaço
 
Asteroide Dimorphos Pode Ter Mudado Após Choque da Sonda DART
 
Por Danielle Cassita
Editado por Luciana Zaramela
27 de Fevereiro de 2024 às 12h42
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: NASA/Johns Hopkins APL/Steve Gribben

Parece que o asteroide Dimorphos sofreu algumas mudanças interessantes após o impacto da sonda DART, da NASA, em 2022. Segundo um novo estudo liderado por Sabina Raducan, cientista da Universidade de Berna, o formato da rocha espacial pode ter ficado completamente diferente após o impacto da DART.
 
A missão DART (sigla de Double Asteroid Redirection Test) foi desenvolvida para os cientistas verificarem se seria possível chocar uma espaçonave com um asteroide para tentar desviá-lo. Deu certo: os resultados obtidos mostraram que o impacto da sonda mudou a órbita de Dimorphos em 33 minutos. 
 
Agora, o novo estudo mostra que esta não foi a única alteração causada pela DART. Através de modelos computacionais, cientistas descobriram que Dimorphos tem estrutura semelhante à de uma pilha de entulhos, talvez parecida com a constituição do asteroide Bennu. "Dimorphos tem uma composição muito diferente daquela dos asteroides Ryugu e Bennu, mas sua reação aos impactos, que parece ser muito semelhante, foi surpreendente", observou a autora. 
 
(Imagem: Reprodução/S. D. Raducan (UNIBE)
Simulação dos primeiros 30 minutos do asteroide Dimorphos após a colisão da DART.
 
Além disso, as simulações mais próximas das observações do impacto indicam que Dimorphos é fracamente estruturado, e tem poucas rochas grandes em sua superfície. Segundo os cálculos da equipe, a colisão não criou só uma cratera de impacto no asteroide, como também parece ter mudado completamente sua forma.
 
As simulações mostraram que a DART pode ter ejetado até 1% da massa de Dimorphos, enquanto 8% dela foi redistribuída e mudou sua estrutura por meio de um processo conhecido como deformação global. Com o formato alterado, a superfície de Dimorphos parece ter recebido material do seu interior. 
 
Os autores também descobriram mais sobre Didymos, o asteroide que Dimorphos orbita. "As propriedades do material e a estrutura de Dimorphos, conforme derivadas deste estudo, sugerem que a pequena lua provavelmente se formou por meio de derramamento de massa rotacional e reacumulação de Didymos", explicou Raducan.
 
Os resultados do estudo têm implicações importantes tanto para a evolução de asteroides quanto para futuras missões de defesa planetária. "Como a espaçonave DART provavelmente causou a deformação global de Dimorphos, podemos inferir que as luas de asteroides criadas de forma semelhante são facilmente remodeladas e suas superfícies são relativamente jovens", escreveram os pesquisadores.
 
O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature Astronomy.

Comentários