Editor do BS participará de Live no Canal Base Militar com o tema: "Do TNP/MTCR até o "New Space" (Por que o Brasil ainda não conseguiu desenvolver o seu veículo lançador de satélites?)"

Olá, Leitora! Olá, Leitor!


Hoje (20/02/2024), às 21:00h, o editor-chefe do Brazilian Space, Rui Botelho, participará de uma Live no canal Base Militar Vídeo Magazine com o tema: "Do MTCR / TNP ao New Space: Por que o Brasil ainda não conseguiu desenvolver o seu veículo lançador de satélites?".

Na transmissão ao vivo, serão exploramos os desafios enfrentados pelo Brasil no desenvolvimento de um veículo lançador de satélites nacional, desde as implicações da adesão ao Regime de Controle de Tecnologia de Mísseis (MTCR) e ao Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP) até o contexto atual do "New Space". Será discutido ainda como a falta de um programa espacial de estado, a ausência de uma legislação nacional abrangente sobre as atividades espaciais e os problemas de governança e gestão têm impactado o desenvolvimento do programa espacial brasileiro (PEB).


Venha se juntar a esse debate franco sobre como esses aspectos influenciaram a jornada do Brasil na busca pela autonomia e soberania no acesso nacional ao espaço, a partir do compartilhamento de insights valiosos e da discussão sobre estratégias para superar esses desafios e promover um melhor arranjo governamental para o desenvolvimento do programa espacial brasileiro e das atividades espaciais no Brasil.

Sobre o canal Base Militar

BaseMilitar é um canal de informação em vídeo sobre assuntos e equipamentos militares, indústria, estratégias e informações atualizadas, tanto nacionais quanto internacionais.

Website: www.basemilitar.com.br

Canal no YouTube: https://www.youtube.com/c/basemilitarvideomagazine

Sobre Rui Botelho

Rui Botelho, é Mestre em Mecatrônica pela Universidade Federal da Bahia e bacharel em Ciência da Computação pela Faculdade Ruy Barbosa (Salvador/BA). Ex-servidor de carreira da Agência Espacial Brasileira (AEB), possui mais de 30 anos de experiência como gestor e agente público em diversos entes Federais e Estaduais e mais de 16 anos como docente e gestor acadêmico do ensino superior. Ele é, ainda, autor do Livro "Agência Espacial Brasileira: Um diagnóstico de Gestão", Editor do Blog e do canal do YouTube do Brazilian Space e co-autor do Podcast Espacial Brasileiro (PEB).

Brazilian Space

Comentários