Comitiva da CNSA e de Outras Instituições Espaciais da China, Estiveram Dia 19/02 no INPE Para Discutirem a Continuidade do Programa CBERS

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Segue agora uma nota postada dia (22/02) pelo site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), destacando que no dia 19/02 o instituto recebeu a visita da delegação chinesa presidida pelo Engenheiro Chefe da Administração Espacial Nacional da China (CNSA, China National Space Administration), Li Guoping e de outros órgão espaciais da China para assim discutir os próximos passos para a continuidade do Programa Sino-Brasileiro de Satélite de Recursos Terrestres (CBERS). Entendam melhor essa notícia pela nota abaixo.
 
Pois então, infelizmente para o país esses energúmenos continuarão conduzindo o Programa CBERS da mesma forma como foi incompetentemente conduzida até hoje.
 
Brazilian Space
 
Assuntos - Últimas Notícias 
 
Delegação Chinesa Visita o INPE
 
Créditos: Serviço de Relações Institucionais (SEREL)
Publicado em 22/02/2024 - 00h00
Atualizado em 22/02/2024 - 16h31
Fonte: Site do INPE - https://www.gov.br/inpe
 
O Coordenador Geral de Engenharia, Tecnologia e Ciência Espaciais, Adenilson Roberto da Silva, representando o Diretor do INPE, Clezio Marcos De Nardin, recebeu no dia 19 de fevereiro, a visita da delegação chinesa presidida pelo Engenheiro Chefe da Administração Espacial Nacional da China (CNSA, China National Space Administration), Li Guoping, e composta por representantes da CNSA, da Cooperação de Ciência e Tecnologia Aeroespacial da China (CASC, China Aerospace Science and Technology Corporation), da Corporação Industrial Grande Muralha da China (CGWIC, China Great Wall Industry Corporation) e da Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (CAST, China Academy of Space Technology) para discutir os próximos passos para a continuidade do Programa Sino-Brasileiro de Satélite de Recursos Terrestres (CBERS), administrado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no Brasil,.
 
A CNSA é a agência espacial estatal da República Popular da China, responsável pelo programa espacial chinês e pelo planejamento e desenvolvimento das atividades espaciais do país. Enquanto a CASC é o principal prestador de serviços para o Programa Espacial chinês, sendo formada por um conglomerado de empresas subordinadas que incluem: a CGWIC, que atua como o principal canal de marketing no comércio exterior para a CASC, especializada em produtos de tecnologia espacial, bem como a importação e exportação de equipamentos especializados, máquinas de precisão, instrumentos e outros produtos de consumo, sendo o único provedor chinês de lançamento de satélites comerciais; e a CAST que está envolvida na pesquisa e desenvolvimento de todos os itens que compõem um satélite moderno.
 
Dentre os assuntos abordados na reunião, destacou-se o planejamento dos próximos satélites da família CBERS, que serão o CBERS-5 e o CBERS-6. O intuito com o satélite CBERS-5 é elevar a resolução ótica sem perder a qualidade. Enquanto que o satélite CBERS-6 contará com um radar no lugar de câmeras, permitindo o registro de imagens da Amazônia ou do território nacional mesmo quando estiver encoberto por nuvens.
 
Ao comemorarmos os 50 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e a China, com a abertura da Embaixada do Brasil em Pequim em 1974, é oportuno reconhecer o papel fundamental que o Programa CBERS tem desempenhado na promoção da cooperação científica e do avanço tecnológico, influenciando políticas ambientais e relações diplomáticas.
 
Representantes do INPE, Adenilson Silva, Milton Chagas e Alexandre Tomio.
 
Delegação chinesa.
 
Recepção da Delegação Chinesa na sala da Direção.
 
Visita ao Estudo e Monitoramento Brasileiro de Clima Espacial.
 
Visita ao Laboratório de Integração e Testes.
 
Reunião final auditório Sérgio Sobral.

Comentários

Postar um comentário