Astronomos Utilizando o 'Telescópio Espacial James Webb' Descobrem 'Estrela de Nêutrons' Escondida em Destroços de Supernova

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Uma notícia veiculada na ontem 24/02 no site "Olhar Digital", destacando que Astrônomos o Telescópio  Espacial James Webb descobriu uma Estrela de Nêutrons escondida em destroços de uma Supernova. Entendam melhor esta história lendo a matéria abaixo. 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos 
Espaço que inspira, informação que conecta! 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO 
 
James Webb revela estrela de nêutrons escondida em destroços de supernova
 
Astrônomos utilizaram o Telescópio Espacial James Webb para descobrir uma estrela de nêutrons escondida nos destroços da Supernova 1987A
 
Por Ana Luiza Figueiredo
24/02/2024 18h15
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Imagem: NASA, ESA, CSA, M. Matsuura (Cardiff University), R. Arendt (NASA’s Goddard Spaceflight Center & University of Maryland, Baltimore County), C. Fransson (Stockholm University), J. Larsson (KTH Royal Institute of Technology), A. Pagan (STScI)
A Supernova 1987A.
 
Astrônomos, valendo-se do avançado Telescópio Espacial James Webb (JWST), desvendaram um mistério que perdurava por quase uma década ao identificarem uma estrela de nêutrons entre os destroços de uma explosão estelar. A descoberta ocorreu na Supernova 1987A, os restos de uma estrela que explodiu e cuja massa era de 8 a 10 vezes a do nosso Sol.
 
A pesquisa conduzida pela equipe foi publicada na quinta-feira, 22 de fevereiro, na revista Science, marcando um avanço significativo na compreensão das consequências de explosões estelares e dos objetos compactos que elas deixam para trás.
 
A Supernova 1987ª 
 
* Localizada a cerca de 170.000 anos-luz de distância, na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã vizinha da Via Láctea, a Supernova 1987A foi observada pela primeira vez há 37 anos, em 1987.
 
* Sua explosão não apenas liberou partículas fantasmagóricas conhecidas como neutrinos em direção à Terra, mas também se tornou visível em uma luz brilhante.
 
* O acontecimento marcou a supernova mais próxima e mais brilhante vista no céu noturno da Terra em aproximadamente 400 anos.
 
* Explosões de supernovas, como a 1987A, são cruciais para semear o cosmos com elementos como carbono, oxigênio, silício e ferro, que se tornam os blocos de construção das próximas gerações de estrelas e planetas.
 
* Estes eventos cataclísmicos também dão origem a remanescentes estelares compactos, seja na forma de estrelas de nêutrons ou buracos negros.
 
* Por 37 anos, os astrônomos estiveram incertos sobre qual desses objetos celestiais poderia estar oculto no coração da Supernova 1987A.
 
Estrela Escondida 
 
Imagem: NASA, ESA, CSA, and C. Fransson (Stockholm University), M. Matsuura (Cardiff University), M. J. Barlow (University College London), P. J. Kavanagh (Maynooth University), J. Larsson (KTH Royal Institute of Technology)
O Telescópio Espacial James Webb da NASA/ESA/CSA observou a melhor evidência até o momento de emissão de uma estrela de nêutrons no local de uma supernova bem conhecida e observada recentemente.
 
“Por muito tempo, buscamos evidências de uma estrela de nêutrons nos gases e poeira da Supernova 1987A. Finalmente, encontramos a evidência que procurávamos.”
 
Mike Barlow, professor emérito de física e astronomia e parte da equipe responsável pela descoberta, ao Space.com 
 
As estrelas de nêutrons nascem quando estrelas massivas esgotam seus combustíveis necessários para a fusão nuclear em seus núcleos, resultando em uma explosão supernova que desintegra as camadas externas da estrela. Isso deixa para trás uma estrela “morta” com a largura de cerca de 20 quilômetros, mas com uma massa de uma ou duas vezes a do Sol, composta por um fluido de partículas de nêutrons, a matéria mais densa conhecida no universo.
 
A estrela de nêutrons recém-identificada permaneceu não detectada por 37 anos devido ao fato de estar envolvida por uma espessa camada de gás e poeira resultantes da explosão supernova que sinalizou o fim de sua estrela progenitora. Para enxergar o coração da Supernova 1987A, Barlow e seus colegas recorreram ao olhar infravermelho altamente sensível do JWST.
 
A evidência decisiva para essa estrela de nêutrons escondida veio de emissões dos elementos argônio e enxofre, provenientes do centro da Supernova 1987A. Esses elementos estão ionizados, o que indica que tiveram elétrons arrancados de seus átomos, um fenômeno que só poderia ocorrer devido à radiação emitida por uma estrela de nêutrons.

Comentários