Sanduíche do Drácula: Astrônomos do 'Observatório Naval dos EUA' Descobrem na Via Lactea Jovem Estrela Com Formato Muito Curioso

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Uma notícia veiculada ontem 17/02 no site "Olhar Digital", destacando que astrônomos do Observatório Naval dos Estados Unidos (observatório ligado ao Departamento de Defesa dos EUA) descobriram na nossa Via Láctea uma jovem estrela com formato muito curioso, e que eles denominaram deSanduíche do Drácula’. Entendam melhor esta história lendo a matéria abaixo. 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

CIÊNCIA E ESPAÇO
 
Sanduíche do Drácula: Astrônomos Descobrem Jovem Estrela Com Formato Curioso
 
O novo objeto na Via Láctea foi identificado por uma equipe liderada por Ciprian Berghea, do Observatório Naval dos Estados Unidos.
 
Por Bob Furuya
Editado por Bruno Capozzi
17/02/2024 - 12h07
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Imagem: Divulgação/The Astrophysical Journal Letters

A imensidão do espaço pode abrigar quase todo tipo de coisa. Mas um sanduíche? E do Conde Drácula ainda?? Pois é, os cientistas foram longe demais dessa vez…
 
É claro que não estamos falando nem de comida nem de vampiros. O nome que aparece no título é um apelido dado por astrônomos a uma estrela jovem recém-descoberta.
 
O novo objeto na Via Láctea foi identificado por uma equipe liderada por Ciprian Berghea, do Observatório Naval dos Estados Unidos. Os resultados estão no The Astrophysical Journal Letters.
 
Como você pode ver na imagem acima, que ilustra esse texto, o Sanduíche do Drácula (ou Chivito do Drácula, que é um sanduíche uruguaio), é uma estrela jovem cercada por um espesso disco de poeira e gás. Visto de lado, o astro tem mesmo o formato de um hambúrguer.
 
Falando em Hambúrguer…
 
* Não é a primeira vez que astrônomos dão um apelido desse tipo.
 
* Um objeto de formato semelhante descoberto na Via Láctea em 1985 foi chamado de Hambúrguer do Gomez.
 
* Anos mais tarde, em 2008, os cientistas definiram que o objeto era uma estrela bebê a cerca de 900 anos-luz de distância.
 
* Pela semelhança, o Chivito do Drácula também está sendo considerado uma estrela jovem.
 
* Berghea e colegas determinaram que o astro central é provavelmente uma estrela quente do tipo Herbig Ae, que queima a temperaturas de cerca de 8.000 Kelvin (7.727 Celsius ou 13.940 Fahrenheit).
 
* O disco abrange ainda cerca de 1.650 unidades astronômicas de raio (que é 1.650 vezes a distância da Terra ao Sol).
 
* Isso é bastante próximo das propriedades do Hambúrguer de Gomez, mas o Chivito do Drácula tem algo extra: dois filamentos salientes dos “pãezinhos” que os pesquisadores comparam a presas (e aí entra a parte do vampiro).
 
Imagem: Reprodução/NASA.
Este é o Hambúrguer do Gomez.
 
Estrelas Raras
 
Os cientistas acreditam que o “hambúrguer” e o “sanduíche” possam representar uma classe de estrelas recém-nascidas sobre a qual sabemos muito pouco.
 
Isso porque os dois foram encontrados longe dos chamados berçários estelares, que são ricos em materiais a partir dos quais novas estrelas são forjadas. Em vez disso, ambos parecem flutuar num espaço relativamente vazio, com poucas pistas sobre como nasceram.
 
A descoberta representa uma nova oportunidade para estudar a estrutura vertical do processo de formação estelar, mas também sugere que, embora possivelmente raras, as estrelas bebês isoladas podem ser mais comuns do que pensávamos.
 
O mistério continua. Encontrar mais objetos como esses poderia ajudar os cientistas a resolver essas questões. Além de garantir mais nomes divertidos.
 
As informações são do Science Alert.

Comentários