Voyager Space Escolhe 'Superfoguete Starship' da SpaceX Para Lançar a Sua 'Estação Espacial Starlab'

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Confira a notícia veiculada em 31/01 no site "Olhar Digital", destacando que o Superfoguete Starship da SpaceX foi escolhido pela Voyager Space para lançar em órbita a sua Estação Espacial Starlab. Entendam melhor esta questão lendo o artigo abaixo.
 
Pois então amigos e amigas do BS, só tem um problema com esses planos da Voyager Space, e ele é bem grande, ou seja, esse gigantesco trambolho espacial da SpaceX primeiramente terá de mostrar que é um sistema de lançamento orbital de verdade e não um ‘perigoso busca pé’, e pelo visto isto, está ainda muito longe disso acontecer. Enfim... 
 
Brazilian Space 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO 
 
Superfoguete da SpaceX é Escolhido Para Lançar Estação Espacial Starlab
 
Com lançamento da estação espacial Starlab até o fim desta década, Starship ajuda a manter a presença humana contínua na órbita da Terra
 
Por Flavia Correia
31/01/2024 - 13h45
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br 
 
Imagem: Starlab Space LLC

Recentemente, a NASA revelou que a Estação Espacial Internacional (ISS) pode ser desativada sem outra estrutura semelhante disponível para substituição. Isso porque a agência estabeleceu 2030 como prazo máximo de funcionamento de laboratório orbital, e as estações espaciais privadas em andamento podem não estar funcionando ainda até lá. No entanto, parece que essa lacuna tem chances reais de ser evitada – e o superfoguete Starship, da SpaceX, poderá exercer papel fundamental nisso.
 
Vamos Entender: 
 
* A ISS é um laboratório espacial de pesquisa científica de caráter colaborativo, mantido por um consórcio de 15 países encabeçados pelos EUA e a Rússia;
 
* A estrutura tem sido mantida com tripulações de número não inferior a três astronautas desde 2 de novembro de 2000;
 
* Isso significa que, há quase 24 anos, a presença humana no espaço é ininterrupta;
 
* Ocorre que a ISS será desativada em 2030, ao fim de sua vida útil pré-estabelecida;
 
* Empresas privadas, como a Axiom Space, a Blue Origin e a Voyager Space, estão comprometidas com a construção, lançamento e administração de um novo laboratório orbital de caráter colaborativo, como é a ISS;
 
* Com participação da Airbus e da Northrop Grumman, o projeto Starlab, da Voyager Space conta com um cronograma otimista: a estação será enviada para a órbita da Terra em um único lançamento, previsto para antes de 2030;
 
* Nesta quarta-feira (31), a equipe por trás do projeto anunciou que, para isso, selecionou o foguete gigante Starship, da SpaceX.
 


“A história de sucesso e confiabilidade da SpaceX levou nossa equipe a selecionar a Starship para orbitar a Starlab. A SpaceX é a líder incomparável em lançamentos de alta cadência, e estamos orgulhosos de que a Starlab será lançada à órbita em um único voo pela Starship.” 
 
Dylan Taylor, presidente e CEO da Voyager Space, em comunicado.
 
Embora o anúncio não tenha especificado uma data de lançamento, os desenvolvedores da NASA e da Starlab querem que a estação comercial com capacidade para quatro pessoas esteja funcionando antes da aposentadoria da ISS.
 
SpaceX Vai Ajudar a Manter a Presença Contínua da Humanidade na Órbita da Terra 
 
Com 120 metros de altura, o megafoguete Starship é o maior veículo espacial já construído na história da humanidade — e o mais poderoso de todos os tempos, capaz de transportar até 150 toneladas para a órbita baixa da Terra.
 
O gigantesco complexo veicular é composto de dois estágios: o propulsor Super Heavy, dotado de 33 motores raptor, e a espaçonave Starship, que dá nome ao foguete, com seis motores.
 
Projetado especialmente para levar pessoas e cargas à Lua e a Marte, o Starship também deve ser usado em uma série de outras tarefas, como lançar a maioria dos satélites de internet Starlink 2.0 de próxima geração da SpaceX à órbita da Terra – e, conforme recém-revelado, a estação Starlab.
 
“A equipe da SpaceX está animada para que a Starship lance o Starlab para apoiar a presença contínua da humanidade na órbita baixa da Terra em nosso caminho para tornar a vida multiplanetária.” 
 
Tom Ochinero, vice-presidente sênior de negócios comerciais da SpaceX.

Comentários