Planeta X: Estudo Liderado Por Prof. de Astronomia da Caltech, e Públicado no 'The Astronomical Journal', Dá Continuidade a Busca Pelo Planeta 9 em Nosso Sistema Solar

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Uma notícia veiculada ontem 20/02 no site "Olhar Digital", destaca que um estudo liderado por professor de Astronomia na Caltech e recentemente publicado no The Astronomical Journal está buscando o suposto Planeta 9 (também chamado de Planeta X), planeta hipotético que potencialmente orbita nas regiões externas do Sistema Solar. Entendam melhor esta história lendo a matéria abaixo. 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos 
Espaço que inspira, informação que conecta! 
 
CIÊNCIA E ESPAÇO 
 
Estudo Continua Busca Por Planeta 9 no Sistema Solar; Entenda
 
Supostamente, planeta orbita nas regiões externas do Sistema Solar
 
Por Rodrigo Mozelli
20/02/2024 - 22h09
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Imagem: ESO/Tomruen/nagualdesign

Um estudo recentemente publicado no The Astronomical Journal está buscando o elusivo Planeta 9 (também chamado de Planeta X), planeta hipotético que potencialmente orbita nas regiões externas do Sistema Solar e além da órbita do planeta-anão Plutão.
 
O objetivo desse estudo foi reduzir as possíveis localizações do Planeta 9 e auxiliar os pesquisadores a compreender melhor a composição de nosso Sistema Solar, assim como seus processos de formação e evolução.
 
Estudo 
 
* Segundo o Universe Today, o estudo foi liderado pelo Dr. Mike Brown, professor de Astronomia na Caltech;
 
* Ele utilizou dados do Pan-STARRS (Panoramic Survey Telescope and Rapid Response System), sistema de observação astronômica localizado no Observatório Haleakala e operado pela Universidade do Havaí (EUA);
 
* A equipe de pesquisa utilizou dados do Data Release 2 (DR2) para reduzir as possíveis localizações do Planeta 9 com base em estudos anteriores;
 
* Após o estudo, a equipe conseguiu eliminar aproximadamente 78% das possíveis localizações previamente calculadas do Planeta 9;
 
* Além disso, eles também forneceram novas estimativas para o semieixo maior (medido em unidades astronômicas) e a massa do Planeta 9, calculadas em 500 e 6,6, respectivamente;
 
* Essas descobertas ajudaram a reduzir a área de busca para o Planeta 9, que já abrangeu cerca de 80% das regiões consideradas.
 
(Imagem: Reprodução/Michael E. Brown et al.)
Regiões onde o Planeta 9 ainda não foi procurado.
 
“Continuamos tentando cobrir sistematicamente todas as regiões do céu onde prevemos que o Planeta 9 estará. O uso de dados do Pan-STARRS nos permitiu cobrir a maior região até o momento.” 
 
Dr. Mike Brown, professor de Astronomia na Caltech, ao Universe Today 
 
Os pesquisadores destacam que o próximo estudo mais provável a encontrar o planeta hipotético é o LSST (Legacy Survey of Space and Time), levantamento astronômico programado para durar dez anos e realizado no Observatório Vera C. Rubin, no Chile.
 
O LSST terá como objetivo estudar o céu do Hemisfério Sul e identificar asteroides próximos da Terra e outros corpos planetários menores em nosso Sistema Solar, mas, também, incluirá estudos sobre matéria escura e energia escura, bem como a evolução da Via Láctea.
 
A descoberta do Planeta 9 seria significativa, já que ele seria o quinto maior planeta em nosso Sistema Solar e o único com massa entre Terra e Urano. Estudar um planeta como esse em nosso próprio Sistema Solar seria oportunidade única.
 
“Acho que o LSST é a pesquisa mais provável para encontrar o Planeta 9. Quando estiver online, dentro de um ou dois anos, cobrirá rapidamente grande parte do espaço de pesquisa e, se o Planeta 9 estiver lá, vai encontrá-lo.”
 
Dr. Mike Brown, professor de Astronomia na Caltech, ao Universe Today
 
(Imagem: Lucy Reading-Ikkanda/Quanta Magazine)
Suposta órbita do suposto Planeta 9.
 
Origens da Teoria 
 
A existência do Planeta 9 começou a ser hipotetizada após a descoberta de Netuno em 1846. Estudos mais recentes, incluindo o presente, têm apresentado evidências para a existência desse planeta. O Dr. Brown, que há muito tempo acredita na existência do Planeta 9, afirma que há muitos sinais separados que indicam sua presença e que o Sistema Solar é difícil de entender sem a existência desse planeta.
 
Ele menciona a direção das órbitas de objetos no sistema solar externo, distâncias perihélicas maiores do que o normal, existência de objetos com elevadas inclinações e órbitas retrógradas, e a alta abundância de órbitas muito excêntricas que cruzam dentro da órbita de Netuno. Segundo o Dr. Brown, todas essas características podem ser explicadas pela existência do Planeta 9.
 
No entanto, a questão sobre se o Planeta 9 realmente existe e onde o encontraremos nos próximos anos e décadas só será respondida com o tempo. A ciência continuará buscando respostas e fazendo descobertas enquanto olhamos para o céu.

Comentários