JAXA Anunciou Que Seu 'Lander SLIM' Acordou e Tirou Mais Fotos da Superfície da Lua

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Pois então, foi publicada hoje 27/02 pelo site 'Canaltech', a notícia de que o Lander Lunar Japonês SLIM acordou e tirou mais fotos da superfície da Lua. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos 
Espaço que inspira, informação que conecta!
 
Home - Notícias - Ciência – Espaço
 
Lander Japonês SLIM “Acorda” e Tira Fotos Novas da Lua
 
Por Danielle Cassita
Editado por Luciana Zaramela
27 de Fevereiro de 2024 às 11h23
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: JAXA

Parece que o lander SLIM, do Japão, despertou na Lua. Segundo informações da agência espacial japonesa JAXA publicadas nesta segunda-feira (26), a espaçonave respondeu a um comando da Terra após hibernar por quase um mês.
 
“Na noite passada, um comando foi enviado ao #SLIM e uma resposta foi recebida, confirmando que a espaçonave passou pela noite lunar e manteve suas capacidades de comunicação”, escreveram membros da JAXA.
 
Aliás, o SLIM não apenas acordou como também continua coletando dados científicos. Em outras publicações, a JAXA divulgou fotos tiradas pelo lander, que mostram uma região da Lua que, segundo eles, “não estava visível da última vez”.
 

Ainda de acordo com os oficiais, a temperatura na superfície lunar no momento é de 100ºC, e mesmo assim os componentes eletrônicos do SLIM continuam funcionando. “Preparações estão sendo feitas para retomar as operações quando as temperaturas dos instrumentos estiverem suficientemente esfriadas", acrescentaram.
 

O SLIM pousou na Lua em 29 de janeiro e operou até 1º de fevereiro, tirando fotos de rocha e analisando minerais. A noite lunar chegou no dia 15, e como os painéis solares do lander não receberam luz suficiente, ele acabou hibernando. A retomada das suas operações mostram que o SLIM resistiu ao frio da noite lunar, de -130 ºC.
 
Enquanto isso, parece que outra espaçonave na Lua não teve a mesma sorte. O lander Odysseus, da norte-americana Intuitive Machines, pousou na Lua na quinta-feira (22), mas deve encerrar suas atividades nesta terça (27) por não receber a luz necessária em seus painéis solares. 

Comentários