A ISRO da Índia, Pretende Enviar ao Espaço um Robô Humanoide Feminino Ainda em 2024

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Notícia veiculada ontem 14/02 no site "Olhar Digital", destacando que a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO) anunciou esta semana que planeja ainda em 2024 enviar um robô humanoide feminino ao espaço. Entendam melhor esta história lendo a matéria abaixo. 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
 
CIÊNCIA E ESPAÇO 
 
Índia Quer Enviar Robô Humanoide ao Espaço Ainda Neste Ano
 
O envio do robô é considerado uma espécie de teste antes da primeira missão tripulada da Índia ao espaço, programada para 2025
 
Por Alessandro Di Lorenzo
Editado por Bruno Capozzi
14/02/2024 - 12h40
Via: Site Olha Digital - https://olhardigital.com.br
 
Imagem: Organização Indiana de Pesquisa Espacial

A Índia tem obtido diversas conquistas espaciais recentemente. Em agosto de 2023, a missão Chandrayaan-3 conseguiu o feito inédito de pousar no polo sul da Lua. Já no início deste ano, a sonda Aditya-L1 entrou com sucesso na órbita do Sol para estudar a camada mais externa da atmosfera solar, chamada corona, e sua influência no clima espacial. Mas não pense que os planos espaciais indianos param por aí. O próximo objetivo é enviar um robô humanoide ao espaço.
 
A ideia foi anunciada no último fim de semana pela Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO). A intenção é enviar, ainda neste ano, o robô humanoide “Vyommitra” ao espaço. A missão é considerada uma espécie de teste antes da primeira missão tripulada da Índia ao espaço, programada para 2025.
 
Vyommitra significa “amigo espacial” em sânscrito, língua ancestral indiana. O robô pode transmitir alertas necessários e desempenhar funções de primeiros socorros. Simulando respostas e interações humanas, a tecnologia representa um avanço no desenvolvimento de tecnologia espacial da Índia.
 
(Imagem: Organização Indiana de Pesquisa Espacial)
Robô humanoide da Índia.
 
Robô Vyommitra
 
* O ministro de Estado para a Ciência e Tecnologia da Índia, Jitendra Singh, ressaltou as capacidades do robô humanoide do gênero feminino, desenvolvido para monitorar condições ambientais do espaço de dentro da nave.
 
* De acordo com ele, Vyommitra consegue operar os painéis de controles da nave e se adaptar às mudanças ambientais a bordo do módulo, sendo essencial para garantir a segurança dos astronautas e a eficácia da missão.
 
* Dessa forma, a Índia lançará o robô humanoide ao espaço com o objetivo de melhorar a capacidade do país de oferecer apoio aos astronautas da futura missão tripulada, a Gaganyaan.
 
* Inicialmente, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, estipulou o lançamento da missão tripulada para 2022.
 
* No entanto, em razão da pandemia de Covid-19, a missão foi adiada para 2025.
 
* No total, a Índia planeja lançar três astronautas ao espaço.
 
* Eles vão passar três dias à 400 quilômetro da órbita da Terra, dando início às missões espaciais indianas com tripulantes.
 
* As informações são do UOL.

Comentários