Cápsula W-Series 1: Cápsula Espacial da 'Varda Space Industries' (Semelhante a Saudosa SARA) Se Prepara Finalmente Para Sua Reentrada na Atmosfera Terrestre

Olá leitores e leitoras do BS!
 
Vocês lembram da Cápsula W-Series 1 da Varda Space Industries lançada ano passado para fabricar remédios em órbita? Pois então amigos e amigas, foi publicada ontem 15/02 pelo site 'Canaltech', a notícia de que essa cápsula recebeu a aprovação regulatória que permite a sua reentrada na atmosfera terrestre, coisa que deverá ocorrer no dia 21 de fevereiro próximo. Entendam melhor essa história pela matéria abaixo.
 
Pois então, é lembra que o saudoso Dr. Paulo Morais Jr. Idealizou uma cápsula semelhante a esta, ainda na década de 90 do século passado, ou seja, o Projeto SARA, que após a falha do seu foguete lançador em sua primeira versão de voo das quatro que estavam previstas, foi literalmente abandonado pela nossa gloriosa FAB. Pois é, o Brasil e o seu povo tem os representantes que merecem, e o resultado disso é o pais que temos.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
 
Home - Notícias - Ciência - Espaço
 
Nave Que Fabricou Remédios no Espaço é Autorizada a Voltar à Terra
 
Por Danielle Cassita
Editado por Luciana Zaramela
15 de Fevereiro de 2024 às 11h58
Fonte: SpaceNews
Via: Web Site Canaltech - https://canaltech.com.br
 
Imagem: Varda Space Industries

“fábrica de remédios” da Varda Space Industries está no espaço desde o ano passado, e finalmente pode voltar para a Terra. A empresa recebeu aprovação regulatória que permite a reentrada da cápsula W-Series 1, repleta de cristais de medicamentos produzidos na órbita do nosso planeta.
 
Com a aprovação, a Varda planeja liberar a cápsula da espaçonave sobre as instalações de Teste e Treinamento da Força Aérea dos Estados Unidos, em Utah, no dia 21 de fevereiro. Em seu interior, a cápsula conta com cristais de Ritonavir, medicamento usado no tratamento do HIV.
 
(Imagem: Reprodução/Varda Space Industries)
A espaçonave W-Series 1, da Varda, tem uma cápsula projetada especialmente para o retorno de experimentos farmacêuticos.
 
Quando o retorno acontecer, o esperado é que a espaçonave Photon, da Rocket Lab, seja queimada na atmosfera. Ela foi usada para abrigar a cápsula da Varda, um dispositivo em formato de cone, na órbita da Terra.
 
Lançada há oito meses, o esperado era que a W-Series 1 voltasse para a Terra em julho de 2023. Só que, como a Varda Space Industries não conseguiu solicitar as autorizações regulatórias para a tentativa de pouso, a espaçonave permaneceu em órbita durante os últimos meses.
 
A Varda é uma em meio a diferentes empresas procurando formas de explorar os benefícios da microgravidade para a produção de itens diversos, como medicamentos. Se o Ritonavir fosse produzido na Terra, a gravidade poderia afetar a formação dos seus cristais. Por outro lado, estas estruturas se formam com maior eficiência na microgravidade

Comentários

Postar um comentário