Brasil Poderá Lançar Foguetes em Centro Espacial

Olá leitor!

Segue abaixo uma notícia postada ontem (02/06) no site “CenárioMT” destacando que a agora após a assinatura de um Portaria da AEB (veja aqui), o Brasil poderá lançar foguetes do Centro Espacial de Alcântara (CEA). 

Duda Falcão

CENÁRIO POLÍTICO 

Brasil Poderá Lançar Foguetes em Centro Espacial 

Agência Espacial Brasileira está com chamamento público para empresas interessadas em realizar lançamentos a partir de Alcântara

Por CenárioMT
2 de junho de 2020 às 21:34

Foto: Angelina Gomes/PR
Durante entrevista no Palácio do Planalto, ministro Pontes informou que o Brasil poderá lançar foguetes em centro espacial, no Maranhão.

Governo brasileiro quer tornar o Centro Espacial de Alcântara, no Maranhão, competitivo mundialmente e um grande atrativo de recursos para o Brasil no setor espacial.

Uma portaria da Agência Espacial Brasileira autorizou empresas privadas, nacionais ou estrangeiras, a lançarem foguetes, satélites ou outras cargas a partir da base de Alcântara, no Maranhão. Os interessados em fazer lançamentos do Brasil devem enviar documentos para análise.

No último fim de semana nos Estados Unidos, uma empresa privada, a Space X, fez uma parceria com a NASA e lançou um foguete tripulado.


Em suas redes sociais, o presidente da República, Jair Bolsonaro, comentou sobre essa nova etapa na política espacial. “O Brasil acaba de entrar no seleto grupo de nações que abrigam lançamentos de foguetes privados, como os da SpaceX. Após décadas, inicia-se nova fase de desenvolvimento, garantindo bilhões de reais ao país e região de Alcântara /MA”.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, comentou a importância do trabalho brasileiro. “O presidente Jair Bolsonaro congrega com essa ideia de que nós precisamos ter essas tecnologias estratégicas, ou seja, parte espacial, nuclear e segurança cibernética, como um todo, incentivadas. Isso é importante para soberania do País, importante para desenvolvimento econômico e social”.

Marcos Pontes disse que o trabalho desenvolvido em Alcantara atrairá investimentos para o Brasil. “Isso atrai investimentos, investimentos grandes que vão ser coordenados entre a Agência Espacial Brasileira e o Comando da Aeronáutica. Posso dizer o seguinte, temos condições excelentes de ter aqui no Brasil um centro de lançamento extremamente competitivo no mercado mundial”, disse Pontes.

Segundo o ministro, a atuação do Governo Federal ocorre em três fases. A primeira fase dos esforços para impulsionar a base de Alcântara foi a aprovação, no ano passado, do acordo de salvaguardas tecnológicas com os Estados Unidos. O acordo permite que o Brasil lance, comercialmente, objetos espaciais de qualquer país que tenham componente americano.

“Oitenta por cento dos foguetes e satélites do planeta tem algum componente americanos. Sem esse acordo, comercialmente, seria muito difícil decolar o projeto comercial de Alcântara”, explicou o ministro.

Neste ano, ocorre a segunda fase, é a preparação de planos locais para discutir com a comunidade do entorno da base e empresas um plano de negócios para a região. Em 2021, ocorre a fase final. “A partir do ano que vem, entra em ação a execução desse plano e o centro começa literalmente a decolar”, afirmou Marcos Pontes.

O ministro destacou que o Centro Espacial de Alcântara será um impulsionador de desenvolvimento para a região onde está instalado, com a participação da comunidade e empresas locais. “O centro não é sozinho, isolado, tem hotéis, tanta coisa no entorno. Tudo isso vai modificar aquela região”, avaliou.

Neste ano, ocorre a segunda fase, é a preparação de planos locais para discutir com a comunidade do entorno da base e empresas um plano de negócios para a região. Em 2021, ocorre a fase final. “A partir do ano que vem, entra em ação a execução desse plano e o centro começa literalmente a decolar”, afirmou Marcos Pontes.

O ministro destacou que o Centro Espacial de Alcântara será um impulsionador de desenvolvimento para a região onde está instalado, com a participação da comunidade e empresas locais. “O centro não é sozinho, isolado, tem hotéis, tanta coisa no entorno. Tudo isso vai modificar aquela região”, avaliou.



Fonte: Site CenárioMT - https://www.cenariomt.com.br 

Comentário: Pois é leitor, apesar dessa  portaria, essa notícia até que o Governo prove o contrário (tenha uma carta muito bem escondida na manga, o que eu e ninguém acredita), parece ser puramente utópica. Afinal pelo que se comenta nos bastidores do setor espacial, até o momento não existe nenhuma empresa internacional interessada em fazer seus lançamentos comerciais de Alcântara, e no âmbito nacional, muita coisa precisaria ser mudada para atrair investidores que apostasse recursos nas empresas ‘New Space’ (já que o governo só faz torrar dinheiro naquelas do ‘Old Space’, vide Avibrás e outras, algumas até que sequer são brasileiras) que realmente podem dotar o país (em médio prazo) de veículos lançadores que pudessem prestar esse serviço. Mas infelizmente para o país não parece ser o caminho que o governo irá adotar, e cá pra nós leitor, começo a questionar se realmente o governo está imbuído em desenvolver veículos lançadores no Brasil? É um questionamento que já venho fazendo há algum tempo e o que me causa grande preocupação, afinal como eu disse ao assessor do Deputado Daniel Freitas da (FPMPEB), não existe Programa Espacial significativo no mundo sem veículos lançadores de satélites, é estratégico em todos os sentidos, não temos como fugir disso, e que a FPMPEB teria de ter esse projeto como pauta principal, ou não obteria o apoio da Comunidade Espacial. Leitor, o PEB completará ano que vem 60 anos, há décadas já deveríamos ter o nosso lançador, afinal um país gigantesco como o nosso, com recursos de todas as ordens como temos, de necessidades diversas que poderiam está sendo atendidas pelo PEB, enfim... mas o que vemos leitor na realidade é a entrada e saída de governos, muita ‘conversa fiada’ e uma tremenda má vontade com o PEB e com a nossa autossuficiência de acesso ao espaço, bem como de se construir um país de verdade. Quanto ao futuro CEA leitor (apesar do que diz o Ministro Marcos Pontes), até agora só fantasia, o que também é algo muito preocupante para o país devido ao avanço que esse setor dinâmico de lançamentos comerciais sofre a cada dia em todo o mundo, ainda mais agora, acelerado principalmente pelas atividades ligadas a futura Missão lunar Artemis da NASA. Triste.

Comentários

  1. Alguém sabe dizer se é permitido, caso existisse interessado, a uma empresa privada construir seu próprio centro de lançamento, desenvolver foguetes e lançá-los, a partir do território nacional?

    ResponderExcluir
  2. Acredite, eu tenho fé que o Brasil vai mudar para melhor. Eu creio quando ocorrer um lançamento de grande porte na base de Alcântara vai ser um dia histórico para nossa nação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário