Testes Com o VLS Começam em 2014

Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada hoje (15/08) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) dando destaque a uma entrevista realizada pelo programa “FAB Entrevista” da FAB TV com o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), o Sr. José Raimundo Braga Coelho.

Duda Falcão

FAB TV

Testes Com o Veículo Lançador
de Satélites Começam em 2014

Agência Força Aérea/DCTA
15/08/2013 - 10h53

A partir de 2014, o Brasil já deve realizar os primeiros testes com o Veículo Lançador de Satélites (VLS). Entre 2018 e 2020, o Brasil já deve lançar seus próprios satélites. A informação foi dada pelo professor José Raimundo Coelho, Diretor da Agência Espacial Brasileira (AEB), no programa FAB Entrevista.

A conversa aborda também a parceria entre os civis e os militares, a formação de especialistas na área, os desafios do Programa Espacial Brasileiro e os benefícios práticos para os cidadãos.



Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)

Comentário: Nessa entrevista em minha modesta opinião o presidente da AEB tenta passar uma imagem amena para sociedade brasileira da situação atual do Programa Espacial Brasileiro. Entretanto a realidade é outra, completamente diferente e desesperadora. A afirmação do presidente de que o primeiro teste do VLS-1 ocorrerá em 2014 não passa de um desejo de todo os envolvidos com o programa, mas infelizmente o Sr. José Raimundo Braga Coelho não tem a mínima certeza disso, especialmente depois dos cortes recentes protagonizados pelo desastroso MPOG do governo Dilma Rousseff. Note leitor que o prazo do projeto VLS-1 previsto no novo PNAE (lançado com um ano de atraso) já foi literalmente pro espaço, o VLM-1 nem foi citado e o lançamento do VLS Alfa, previsto no PNAE para 2018, já foi parar 2020 e o VLS Beta, só Deus sabe para onde vai.  Pois é leitor, se não houver uma mobilização da sociedade, esses homens continuarão brincando de fazer programa espacial. Lamentável!

Comentários

  1. Sinceramente eu acho que programa espacial de porte considerável no brasil não será realidade enquanto os EUA manter seu sistema de domínio, os "assassinos económicos" provavelmente já fizeram suas ofertas e dificilmente este quadro mudará!

    É minha modesta opinião também.

    ResponderExcluir
  2. Se já ta assim imagina a data de lançamento do foguete delta e do epsilon!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me parece que o Delta e Epsilon foram cancelados para não concorrer com trambolho toxico Cyclone-4 ....

      Excluir

Postar um comentário