Tome Ciência: Pesquisadores do Universo

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada ontem (16/08) no site do “Jornal da Ciência” da SBPC, destacando que convidados falarão sobre descobertas recentes e teorias já solidificadas em astronomia e física de 17 a 23/08 no programa “TV Tome Ciência”.

Duda Falcão

Notícias

Tome Ciência: Pesquisadores do Universo

Convidados falam sobre descobertas recentes e
teorias já solidificadas em astronomia e física

Jornal da Ciência
16/08/2013

De 17 a 23 de agosto, o programa de TV Tome Ciência promove um debate que reúne especialistas em astronomia e física. A origem do universo sempre intrigou a humanidade. Na busca de respostas para os fenômenos da natureza quase sempre o inexplicável é atribuído a razões sobrenaturais.

Mas para os debatedores deste programa - cientistas por opção e profissão - nada é mais natural que procurar explicações para o desconhecido. Ao examinar o Universo com o auxílio das mais avançadas tecnologias, eles questionam inclusive as teorias que já pareciam solidificadas, como a que atribuía a origem de tudo a uma grande explosão, o big bang. Comentam das mais recentes descobertas e explicam a expansão acelerada, que pode vir ser o fim de tudo.

Participantes:

Jaime Fernando Villas da Rocha, doutor em astronomia, professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador nacional da Comissão de Ensino da Sociedade Astronômica Brasileira.

Martin Makler, doutor em física na área de cosmologia, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Nelson Pinto Neto, doutor em física e pesquisador titular do CBPF, com pós-doutorado na Universidade Pierre et Marie Curie, na França.

Maurício Ortiz Calvão, com pós-doutorado em física na Universidade California Berkeley, nos Estados Unidos, é professor da Universidade do Estado Rio de Janeiro(UFRJ).

Apresentado pelo jornalista André Motta Lima, o programa conta com a participação de um Conselho Científico integrado pelas entidades vinculadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC, permitindo que cientistas de várias especialidades debatam temas da atualidade. Os debates são exibidos em diversas emissoras com variadas alternativas de horários. A programação pode ser conferida pelo site do programa: www.tomeciencia.com.br.


Fonte: Site do Jornal da Ciência de 16/08/2013 

Comentários