IAE Realizará em SJC em Setembro o 7º SePP&D

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (15/08) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), dando destaque ao “70 Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais (70 SePP&D)”, que se realizará no auditório da Divisão de Materiais do IAE, em São José dos Campos (SP) entre os dias 11 e 13/09.

Duda Falcão

IAE realizará Seminário de Projetos de
Pesquisa e Desenvolvimento em Veículos
Espaciais e Tecnologias Associadas (SePP&D)

Campo Montenegro, 15/08/2013

O Instituto de Aeronáutica e Espaço apresenta em 2013 mais uma edição do SePP&D - Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais. O 70 SEPP&D será realizado juntamente com o Workshop Tecnologias Críticas para o Setor Espacial e o Workshop Spin-offs do Programa Espacial Brasileiro entre os dias 11 e 13 de setembro no auditório da Divisão de Materiais do IAE na cidade de São José dos Campos, SP.

Em sua sétima edição, o SePP&D se consolida mais uma vez como um fórum para disseminação de informações sobre as tecnologias desenvolvidas por meio dos projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em andamento e os concluídos nos últimos 12 meses, financiados com recursos da Ação 20VB da Agência Espacial Brasileira (AEB). Uma das finalidades desta Ação governamental é o de ampliar os conhecimentos técnico-científicos aplicáveis a veículos lançadores de satélites, foguetes suborbitais e módulos de experimentos espaciais, bem como aos respectivos meios de apoio em solo, a fim de transpor atuais obstáculos tecnológicos e fornecer subsídios necessários para futuros avanços desta área no Brasil.

Pretende-se criar mais uma oportunidade de interação entre os participantes do evento, e de possível identificação de parceiros aos pesquisadores da área para discutir soluções, receber sugestões, além possibilitar a identificação de parceiros ou colaboradores a fim de concentrar esforços e despertar o interesse da comunidade pelas tecnologias inovadoras em desenvolvimento.

O Workshop Tecnologias Críticas para o Setor Espacial, continuidade do Workshop Tendências Futuras para Veículos Lançadores realizado em 2011 e 2012, tem como finalidade reunir especialistas das diversas áreas tecnológicas para debater sobre o tema, determinar as tecnologias críticas que de fato precisam ser priorizadas e levantar possíveis soluções para as mesmas. O workshop também servirá como suporte para os estudos de elementos críticos do acesso brasileiro ao espaço cujos resultados serão apresentados em forma de recomendações de políticas e orientações em relação aos futuros investimentos de pesquisa, desenvolvimento e inovação dos veículos lançadores.

O Workshop Spin-offs do Programa Espacial Brasileiro, uma iniciativa da Direção do IAE, tem o intuito de identificar e discutir os mecanismos pelos quais a tecnologia desenvolvida no setor aeroespacial pode ser transferida para o setor produtivo em benefício de outras áreas da economia do país.

Ao longo das sete edições do SePP&D foram mais de 90 apresentações de trabalhos e mais de uma dezena de palestrantes convidados, do Brasil e do exterior contribuindo para uma maior aproximação dos pesquisadores com o setor produtivo permitindo visibilidade e criando interesse.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.iae.cta.br/sepped a partir do dia 19 de agosto até o dia 01 de setembro.


Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Pois é leitor, esse é um dos eventos do PEB que mereceria uma grande cobertura do Blog, com vídeos, fotos e entrevistas em vídeo com os profissionais que trabalham no Programa Espacial Brasileiro. Entretanto, infelizmente não há recursos para isso. Uma pena, quem sabe um dia.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite