Acidente Mudou Programa Espacial Brasileiro

Olá leitor!

O jornal “O Estado do Maranhão” lançou em sua edição de ontem (22/08) um Caderno Especial com quatro páginas intitulado “CLA 10 Anos da Tragédia”. Hoje e nos próximos três dias o “Blog BRAZILIAN SPACE” estará apresentando as matérias dessas páginas uma a cada dia para que o leitor tenha acesso a esse excelente trabalho do jornal maranhense. Abaixo segue a primeira página do caderno.

Duda Falcão

ESPECIAL – CLA 10 Anos da Tragédia

Acidente Mudou Programa Espacial Brasileiro

O Estado do Maranhão
22/08/2013

Fotos: Douglas Júnior/Arquivo

Há 10 anos, um incêndio na plataforma de operações do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, mudou o Programa Espacial Brasileiro. Nesta edição especial, a jornalista Bruna Castelo Branco, de O Estado, resgata o acidente e as transformações que ocorreram ao longo de uma década no CLA.

O acidente aconteceu quando faltavam três dias para o primeiro voo do Veículo Lançador de Satélites (VLS), um modelo de foguete que permitiria o Brasil realizar operações em órbitas geoestacionárias. Essa seria a terceira tentativa de fazer o lançamento. Vinte e um técnicos brasileiros que trabalhavam na missão não tiveram tempo de deixar a plataforma e morreram carbonizados. No quesito das perdas tecnológicas, o acidente significou a paralisação das atividades de grande porte do Programa Espacial Brasileiro.

Hoje, o Centro de Lançamento de Alcântara continua sendo considerado a principal estratégia do Brasil para alavancar as atividades espaciais do país e tendo como vantagem a sua excelente localização.

A Agência Especial Brasileira ( AEB) ensaia a retomada de grandes operações de lançamentos a partir do ano que vem. Todos os sistemas operacionais do centro de lançamento maranhense passaram por substituições de equipamentos para itens tecnologicamente mais desenvolvidos e que permitem mais precisão em operações espaciais.

No local da plataforma destruída pelo incêndio, foi construída uma Torre Móvel de Integração (TMI) mais moderna, com capacidade de realizar lançamento de vários tipos de foguetes, e dotada de dispositivos de segurança. A previsão é que a plataforma realize a sua primeira operação em 2014, com dois lançamentos do VLS.

Além do voo de qualificação do modelo, a expectativa da AEB é dar continuidade ao desenvolvimento de modelos de foguetes de grande porte, em destaque os foguetes Alfa e Beta que correspondem a uma evolução do VLS.

Se todas essas atividades forem bem sucedidas, o Brasil, finalmente, pode se considerar no seleto grupo de países que dominam as atividades espaciais.



Fonte: Jornal O Estado do Maranhão – Caderno Especial - pág. 01 - 22/08/2013

Comentário: O blog aproveita para agradecer ao leitor maranhense Edvaldo Coqueiro pelo envio desse Caderno Especial.

Comentários