Em Greve-Relâmpago, Alunos Paralisam ITA em Protesto por Melhor Qualidade de Ensino

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (28/08) no site do jornal “O VALE”, destacando que em Greve-Relâmpago, alunos do ITA paralisam em protesto por melhor Qualidade de Ensino.

Duda Falcão

NOSSA REGIÃO

Em Greve-Relâmpago, Alunos Paralisam ITA
em Protesto por Melhor Qualidade de Ensino

Em nota oficial, Centro Acadêmico critica sistema
de avaliação adotado pela instituição; protesto teve
duração de 4 horas, mas direção descarta greve

Jussi Ramos 
São José dos Campos
August 28, 2013 - 06:32

Foto: Flávio Pereira

Pela primeira vez na história do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) após regime militar, os alunos da entidade paralisaram as atividades em protesto contra a qualidade de ensino.

A paralisação foi realizada ontem, das 8h às 12h, e contou com a adesão de 90% dos alunos e professores, segundo informou o presidente do CASD Centro Acadêmico Santos Dumont, Marcus Gualberto Ganter de Moura.

O ITA possui cerca de 600 alunos e 150 professores em São José dos Campos.

A paralisação de ontem foi aprovada em assembleia geral extraordinária do CASD, realizada na semana passada entre os alunos.

Os alunos não participaram das atividades e apresentaram aos professores os pedidos de melhorias no ensino.

Reivindicações - O presidente do Centro Acadêmico disse que os alunos estão desmotivados com o ensino oferecido pelo ITA.

“Nós queremos que melhorem a didática de ensino, permitindo que os alunos realmente aprendam engenharia”, disse Ganter a O VALE.

Em texto divulgado pelo CASD, os alunos afirmam que “são diversos os problemas que freiam a instituição e a mantém presa ao passado e a impedem de ser na prática, e não apenas na reputação, uma instituição de verdadeira excelência”, segundo texto da nota.

O texto afirma também que “dentre os problemas está um sistema de avaliação coercivo, que, devido a regras e amarrações nas normas do ITA, cria um ambiente propício para abuso de poder, prática de injustiça e terror psicológico de professores para com alunos.

Os alunos do ITA pedem a volta do Sistema de Aconselhamento (que existe no MIT), considerado fundamental na formação dos engenheiros e mais transparência na divulgação das notas.

“O ITA está com o programa de expansão, que prevê a duplicação do número de vagas. e outras inovações. O modelo atual possui falhas que queremos corrigir em conjunto com a administração, o quanto antes. Se não, passaremos de 600 alunos, para 1200 desmotivados”, disse Ganter.

O reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco, disse que a instituição está aberta ao diálogo com os alunos e que há o interesse das duas partes em buscar a qualidade de ensino na instituição (leia texto abaixo).

Militar - O ITA foi criado em 1950, para ser um centro de excelência universitária aeroespacial. A entidade está sob a responsabilidade direta do COMAER (Comando da Aeronáutica).

A instituição tem um dos vestibulares mais difíceis do país. Os cursos oferecidos são de engenharia-aeronáutica, eletrônica, mecânica- aeronáutica, civil- aeronáutica, computação e aeroespacial.

Para o vestibular 2014, o ITA aumentou de 130 para 180 o número de vagas oferecidas. Serão 170 vagas para civis e 10 para militares.

Reitor Nega Ações Coercitivas Contra Aluno

São José dos Campos - O reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco, negou ontem ações coercitivas da direção sobre os alunos e disse que há um diálogo maduro entre as partes. Ele não considerou o protesto como uma paralisação, mas sim como uma reunião onde alunos e professores puderam expor seu pontos de vista para buscar a melhoria da qualidade de ensino.

O reitor disse que convidou os professores para participar da reunião com os alunos.

“Acho que foi um agenda positiva. O que os alunos querem é o que nós queremos, ou seja, discutir mecanismos que busquem o avanço institucional, buscando a melhoria do ensino”, afirmou.

Segundo Pacheco, o ITA é uma escola mais rigorosa do que as demais, que exige um rendimento muito alto dos alunos. “Algumas medidas que os alunos reivindicaram são difíceis de serem feitas, como a demissão de professores. As decisões tem que ser bem ponderadas, respeitando a tradição do ITA e suas peculiaridades”, disse o reitor.

Para buscar as melhorias de ensino no ITA, foi formada uma comissão entre alunos, professores e direção.

SAIBA MAIS

Reivindicações

Os alunos do ITA, paralisaram as atividades ontem pela manhã para reivindicar: melhoria na qualidade de ensino, maior transparência na divulgação das notas, esclarecimento dos critérios de correção etc

Comissão

A reitoria do ITA informou que também busca a melhoria da qualidade de ensino. Eles formaram uma comissão com a participação de alunos, professores e direção para discutir os avanços na instituição

Perfil

O ITA foi fundado em 1950, para ser um centro universitário de excelência aeroespacial. O instituto está sob a responsabilidade do Comando da Aeronáutica.

O vestibular do ITA é um dos mais difíceis do país. Para 2014, serão 170 vagas para civis e 10 paramilitares.


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 28/08/2013

Comentário: Olha ai leitor, nem mesmo no ITA as coisas estão caminhando bem como se acreditava.

Comentários

  1. Aparentemente, a instituicao parece nao investir no potencial desses alunos como deveria. Analisando o vestibular pelo qual esses jovens passaram, nao duvido que eles sejam intelectualmente capazes e que realmente tenham esse potencial. Contudo, para esses mesmos alunos, deve ser complicado perceber que apenas seus esforcos e capacidades mantem o nome da escola.

    ResponderExcluir
  2. Carta de um aluno do ITA:
    https://medium.com/p/f1490a697a41

    ResponderExcluir
  3. Não é só a Usp que tem gente mimada. Vejam só o que eles estão exigindo:"que alguns professores sejam demitidos". Isso é ruindade. Despede os professores e quem vai dar aula prá eles? Ninguém. Sabe por que? Porque o curriculo deles quase ninguém tem e os que existem estão trabalhando prá empresas ganhando muito mais. Faltam professores no Brasil hoje em dia. Quero ver com eles irão ter aula se conseguirem despedir os seus professores (que aliás devem ter um curriculo muito bom prá trabalhar no ITA). A direção demonstro maturidade ao dizer que nem todas as exigências dos "estudantes" são possíveis.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Da Sala de Aula para o Espaço

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Por Que a Sétima Economia do Mundo Ainda é Retardatária na Corrida Espacial