Operação Falcão II - 2013

Descrição da Campanha

Data do início da campanha: 06/08/2013
Operação:  Operação Falcão II - 2013
Foguete:  Foguete de Treinamento Básico (FTB)
Numero do vôo do foguete: 26
Data de lançamento: 08/08/2013
Horário:  14h51min (horário local)
Local:  Centro de Lançamento de Alcântara (CLA)
Apogeu do vôo: 32,31 km
Tempo de Apogeu: 1m18s
Tempo total de vôo: 2m47s
Distância percorrida do local de lançamento até área de impacto: 16,45 Km
Objetivo: Realizar o treinamento das equipes envolvidas e checagem de  equipamentos como computadores, antenas, radares e softwares. 
Resultado: O lançamento foi um sucesso.

Experimentos Embarcados:

- Não houve

Instituições Envolvidas:

AEB - Agência Espacial Brasileira
DCTA - Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial
INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
CLA - Centro de Lançamento de Alcântara - Alcântara-MA         
CLBI - Centro de Lançamento da Barreira do Inferno - Natal-RN
IFI - Instituto de Fomento e Coordenação Industrial
AVIBRÁS - Avibrás Indústria Aeroespacial S/A

Lançamento do Foguete FTB
Operação Falcão II - 2013 – 08/08/2013

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizou com sucesso  dia (08/08) o lançamento do vigésimo sexto “Foguete de Treinamento Básico (FTB)” durante a realização da Operação Falcão II/ 2013.

O veículo foi lançado às 14h51min (horário local), atingindo 32,31 quilômetros de altitude máxima (apogeu) em 1 minuto e 18 segundos de voo, tendo percorrido da plataforma de lançamento até o local de impacto no Oceano Atlântico, 16,45 quilômetros. O FTB voou por 2 minutos e 47 segundos até atingir a área de dispersão prevista para a operação.

De acordo com o Coordenador de Lançamento Adjunto (ACOL) da operação, o Engenheiro José Alano Perez Abreu, o veículo seguiu a trajetória prevista mantendo a operacionalidade das equipes tanto do CLA quanto do CLBI, bem como a maturação de novos sistemas implantados a exemplo da Cronologia On-Line e do Sistema de Controle Operacional e Disparo (SCOD) que tornam mais ágeis as etapas de preparação, lançamento e rastreio dos foguetes operados a partir de Alcântara.

Ainda segundo o Eng. José Alano, a atividade foi importante para a obtenção da qualificação e certificação do FTB junto ao Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI). “A fase de qualificação e certificação do FTB é uma etapa essencial para assegurar que se seguindo os parâmetros estabelecidos pelo fabricante o veículo terá uma performance em voo semelhante a cada lançamento realizado” concluiu o coordenador da operação.

O FTB é um foguete de fabricação nacional desenvolvido pela empresa brasileira Avibrás e lançado tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) com o objetivo de realizar o treinamento das equipes envolvidas e checagem de  equipamentos como computadores, antenas, radares e softwares.

A operação de lançamento do FTB fez parte da programação da 7ª Escola do Espaço, evento esse organizado pela Agência Espacial Brasileira (AEB) por meio do Programa AEB Escola, e contou com a presença de 90 professores e educadores das redes públicas de ensino federal, estadual e municipal no Maranhão, parte do efetivo do CLA e de professores da Escola Caminho das Estrelas (ECE), esta ligada ao Comando da Aeronáutica (COMAER).

Reportagem sobre a Operação Falcão II – 2013
Jornal "JMTV 2ª Edição" da TV Mirante – 08/08/2013

Fotos: Sd 2ª Classe Gilberto / CLA
7ª Escola do Espaço
7ª Escola do Espaço
Professores participam de capacitação no CLA
Operação Falcão II treina militares e checa equipamentos
Lançamento do FTB - 08/08/2013

Fonte: Diversas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022