Greve-Relâmpago do ITA Ganha Espaço nas Redes Sociais

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (29/08) no site do jornal “O VALE”, destacando a a greve-relâmpago realizada anteontem pelo alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ganhou espaço nas Redes Sociais.

Duda Falcão

REGIÃO

Greve-Relâmpago do ITA Ganha
Espaço nas Redes Sociais

Protesto de estudantes por qualidade de ensino em S. José
repercute no Facebook; reitoria diz estar aberta ao diálogo

Jussi Ramos 
São José dos Campos
August 29, 2013 - 04:15

O protesto inédito realizado anteontem pelos alunos do ITA (Instituto Tecnológi-co Aeronáutica), em São José dos Campos, contra a qualidade de ensino e pressões que estariam sofrendo por parte de alguns professores, repercutiu no meio acadêmico e nas redes sociais.

Em sua página do Facebook, Walter César Nogueira Silva Junior, aluno de Engenharia da Computação, postou ontem o desabafo que fez no dia da paralisação, onde ele crítica as tradições do ITA. “Estamos atrasados e presos em uma mentalidade retrógrada”, afirmou ele.

O texto foi visualizado por cerca de 20 mil internautas, segundo ele.

Em entrevista ao O VALE, o formando do ITA reforça que não são todos os professores que agem pressionando os alunos. “Muitos se esforçam e renovam para oferecer um ensino de qualidade”, disse ele.

Walter César afirmou também que muitos alunos entram motivados e saem odiando a carreira. “Em alguns casos, há alunos tendo síndrome de pânico, depressão e surtos psicóticos”, afirmou Wálter César.

O estudante disse que a Reitoria do ITA tem se mostrado aberta ao diálogo e, com esse protesto, espera que problemas levantados pelos alunos possam ser encarados de frente para que juntos, estudantes e Reitoria, cheguem a uma solução.

Reivindicações

O que está na pauta dos alunos? Os estudantes do ITA reivindicam melhoria na qualidade de ensino, mais transparência na divulgação das notas, esclarecimento dos critérios de correção, afastamento de professores que usariam a sua autoridade para prejudicar os alunos e melhoria no sistema pedagógico para que eles se sintam motivados.

O presidente do CASD Centro Acadêmico Santos Dumont, Marcus Gualberto Ganter de Moura, estudante do 4º ano de Engenharia Mecânica Aeronáutica, disse que o protesto causou impacto em muitos professores --que não tinham ideia da desmotivação e dos problemas que estavam ocorrendo na instituição.

“Além disso, conseguimos da reitoria a formação de um grupo de trabalho para discutir e elaborar propostas concretas para resolver as falhas no sistema”, disse.

Ganter também reforçou que o CASD não pede a demissão do professor e sim o afastamento, pois comprova-se em vários departamentos que muitos professores são ótimos pesquisadores, porém, péssimos para dar aula e ensinar”.

Outro Lado

O reitor do ITA, Carlos Américo Pacheco, negou ações coercitivas e disse que tem buscado o diálogo para resolver os problemas. “Quanto ao afastamento dos professores, não é simples de ser resolvido”, afirmou.

Foto: Reprodução Rede Sociais
Estudantes seguram cartazes de protesto durante greve-relâmpago
que  paralisou as aulas no ITA, em São José, durante a manhã da
última terça-feira; eles se queixam da qualidade do ensino e de
métodos considerados arbitrários para fixação de notas na instituição.

Conselho do ITA Discute Queixas dos Alunos

O Conselho de Graduação do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) deve se reunir na próxima terça-feira para discutir os problemas levantados pelos alunos, em São José dos Campos.

O reitor Carlos Américo Pacheco afirmou que pretende encaminhar para votação cerca de 90% das reivindicações que foram feitas pelos alunos.

Ele já adiantou que medidas como afastamento de professores não são simples de ser realizadas, porque exigem mudanças na legislação.

"Há muitos pontos em comum entre o que os alunos querem e o que o ITA busca, no sentido de melhorar a qualidade de ensino. Mas as decisões tem que ser bem discutidas e ponderadas ", disse o reitor.

O ITA foi criado na década de 1950, para ser um centro universitário de excelência aeroespacial. O renomado instituto está sob a responsabilidade direta do COMAER (Comando da Aeronáutica).

O vestibular do ITA para os cursos de engenharia é um dos mais difíceis do país


Fonte: Site do Jornal “O VALE” - 29/08/2013

Comentário: Pois é, nem sempre as coisas são como parecem ser.

Comentários

  1. " O GRANDE CABO DE GUERRA"

    Segundo Aristóteles," A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces".
    Refletindo sobre os desafios do cotidiano na sala de aula e a prática docente nos grandes institutos.
    A educação como essas raízes amargas que nos fala Aristóteles, relata os desafios epistemológicos, sociais, estruturais e até desafiadores para ambas as partes (professores e alunos). O professor precisa lembrar que ele já foi também aluno em outrora, e não tem que pensar egoistamente em seu sucesso particular, um educador bem sucedido tem que procurar entender seus alunos, na maioria residentes, que estão longe de seus parentes, e precisam de superar suas faltas, seus anseios, mostrar o estado caótico e verdadeiro do Brasil, explanificar as necessidades de novos desafios e inovações nas salas de aulas e laboratórios.
    A primeira barreira que o professor tem que vencer é disputar freneticamente pelos novos cargos oferecidos pelos institutos.
    Trazendo para a nossa realidade, a luta contra as regras impostas pela reitoria e as velhas normas internas, muitas vezes de origem governamental e militar, nem sempre voltada para a área pedagógica , é outra árdua batalha que os professores enfrentam no seu dia-a-dia. Depois as resistências de alguns alunos, que, muitas vezes, não possuem noções de limites democráticos, direitos e deveres, nem sempre comunicativos, delimitam um entendimento recíproco entre alunos e professores.

    ResponderExcluir
  2. Duda
    Onde estão os comentários que vi aqui nesse post ontem ? inclusive com a carta do aluno do ITA ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dr. Heisenberg!

      Eles estão onde foram postados, ou seja, na nota anterior que fala desse assunto.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  3. É a mais pura verdade, até que enfim alguém tomou uma atitude porque reclamar sozinho não adianta. Eu como ex-aluno sei da pressão que certos professores fazem não apenas na graduação mas na pós-graduação também.

    ResponderExcluir

Postar um comentário