Foguetes VS-30 Serão Lançados da Europa em Julho

Olá leitor!

Foguete VS-30 na plataforma
de lançamento no CLBI
"Operação Angicos" - Dez. de 2007
Pois é, estamos chegando ao mês de junho e como eu havia previsto no final do ano passado ‘continua tudo como antes no Quartel de Abrantes’.

De nosso lado, o blog terá ainda pouco mais de um mês online convivendo diariamente com você leitor, buscando sempre trazer informações sobre as atividades espaciais do país e de suas ciências correlatas.

Já o PEB no mês junho nos reserva (se não houver surpresas), apenas o lançamento de um Foguete de Treinamento Intermediário (FTI) de Alcântara, e no final do mês o início da campanha de lançamento na Europa de um foguete VS-30 da “Operação WADIS I”.

Esse lançamento será feito para atender a um projeto intitulado “Wave Propagation and Dissipation in the Middle Atmosphere (WADIS)”, que é financiado pelo Centro Aeroespacial Alemão (DLR) e que prevê o lançamento de dois foguetes VS-30 do Andoya Rocket Range (ARR), na Noruega, ambas campanhas acompanhadas pelo lançamento de 12 pequenos foguetes americanos Super Loki.

A primeira campanha, ou seja, a “Operação WADIS I” deve iniciar no final de junho, mais seu lançamento deverá acontecer somente em julho. Já a segunda campanha, ou seja, a “Operação WADIS II” só está prevista para iniciar no final de janeiro de 2014, sendo que o seu lançamento deverá ocorrer somente em fevereiro.

Vale lembrar que essa não será a primeira vez que um foguete brasileiro VS-30 será lançado fora do Brasil e na Europa, já que dois deles foram lançados do Andoya Rocket Range (ARR) no final dos anos noventa. Tratou-se da “Operação Ronald 1 (XV-02)” e da “Operação Ronald 2 (XV-03)”, lançadas com sucesso do ARR em 12/10/1997 e 31/01/1998, respectivamente.

Vale lembrar também que mais um foguete VS-30 deve ser lançado da Europa ainda esse ano, ou seja, o da “Operação MAPHEUS-4”, que está previsto para ser lançado durante o mês de Julho do Esrange Space Center, na Suécia.

Duda Falcão

Comentários

  1. Nossa Duda, daqui a um mês ficará difícil continuar antenado com os assuntos ligados a área espacial. Só peço que ao menos passes para postar algumas noticias mais importantes, nem que seja poucas vezes ao mês. De outra forma será um veículo de comunicação precioso para o público que irá desaparecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel!

      É como eu disse amigo anteriormente, não há mais como continuar dessa forma. Se algumas possíveis iniciativas que estão em curso se concretizarem o "Blog BRAZILIAN SPACE" não só continuará online, como também poderá se aprimorar e melhorar muito o seu serviço. Entretanto, se até 30/06 essas iniciativas não derem certo, infelizmente ai não terá mais jeito.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir

Postar um comentário