Pesquisadora do INPE Coordena Reunião do IPCC

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (16/05) no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacando que pesquisadora do instituto coordenará “Reunião do IPCC” em Manaus (AM).

Duda Falcão

Pesquisadora do INPE
Coordena Reunião do IPCC

Quinta-feira, 16 de Maio de 2013

De 20 a 24 de maio, em Manaus (AM), acontece a 4ª reunião de autores do Suplemento ao Manual para Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC). O documento trata de métodos para estimar emissões e remoções de GEE resultantes de ações humanas em áreas alagadas.

A reunião é coordenada pela Força Tarefa em Inventários Nacionais de Gases de Efeito Estufa do IPCC, copresidida desde 2002 pela brasileira Thelma Krug, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O evento será nas dependências do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e fecha o último ciclo de reuniões. Participam mais de 70 autores de diversas nacionalidades para tratar dos comentários recebidos dos governos membros e especialistas da segunda versão, que já incluiu uma revisão anterior só de especialistas.

“É nesta reunião que os autores consideram cada um dos comentários recebidos. A presença de dois revisores editores - um de país desenvolvido e outro de país em desenvolvimento - em cada capítulo assegura que todos os comentários são tratados de forma neutra e o conteúdo, equilibrado”, explica Thelma Krug.

Força Tarefa

A Força Tarefa desenvolve manuais metodológicos para estimar emissões líquidas de gases de efeito estufa em vários setores – energia, processos industriais, agricultura, uso da terra, mudança do uso da terra e florestas, e tratamento de resíduos. Os países signatários da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima periodicamente relatam suas emissões em todos esses setores, seguindo as orientações metodológicas do IPCC.

O IPCC é o painel da Organização das Nações Unidas (ONU) encarregado de avaliar a informação científica sobre os efeitos das mudanças climáticas, destacar seus impactos ambientais e socioeconômicos e traçar estratégias de mitigação.

Mais informações sobre o IPCC no site www.ipcc.ch.


Fonte: Site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)

Comentários