AEB Está Próxima de Realizar Seu Primeiro Concurso Público

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (16/05) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB) destacando que com a aprovação ontem (15/05) no Senado do 'Projeto de Lei da Câmara – PLC 126/2012', a agência está próxima de realizar o seu Primeiro Concurso Público.

Duda Falcão

AEB Está Próxima de Realizar
Seu Primeiro Concurso Público


O Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (15) o projeto de Lei da Câmara – PLC 126/2012-, que cria cerca de 6.500 cargos no Poder Executivo, sendo 3.594 para o Plano de Carreiras da área de Ciência e Tecnologia. Com essa aprovação, a Agência Espacial Brasileira (AEB) está próxima de realizar seu primeiro concurso público para compor o quadro de servidores. Agora, a matéria segue para sanção presidencial.

Para o presidente da AEB, José Raimundo Coelho, um importante passo foi dado para o Programa Espacial Brasileiro. “A falta de recursos humanos especializado na área é um dos grandes gargalos do programa”, declarou.

O PLC prevê, ainda, que outros órgãos passarão a integrar o plano de carreiras para a área de ciência e tecnologia: Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac); Instituto Nacional de Meteorologia (INMET); e secretarias de Atenção à Saúde; de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos; e de Vigilância em Saúde, todas vinculadas ao Ministério da Saúde.


Fonte: Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentário: Tomara Sr. José Raimundo Braga Coelho, tomara que o senhor esteja realmente certo, e que todo processo seja feito de forma dinâmica, para que assim o PEB possa pelo menos ter condições de finalizar com brevidade os projetos que já estão em curso.

Comentários

  1. uma vez conversando com Marcos Pontes perguntei se n tinha concurso público para o programa espacial brasiliano ... parece que agora vai ter xD boa noticia pq uma grave falha deve mesmo ser corrigida que é a falta de pessoal, e mesmo tendo pessoas querendo curso engenharia aeroespacial fica se perguntando onde vai tabalhar? pq concurso mesmo só o de são José dos campos e com salários defasados,agora finalmente teremos mais possibilidades para o setor,e seria de excelente oportunidade para que o mpog atualiza-se o salario da categoria pelo menos 20 mil r$ para engenheiro ja seria de bom tamanho...melhor que os 18 mil r$ que pagam pra quem serve cafezinho no tcu e tira xerox no senado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que esse concurso vai visar à formação de recursos humanos para atividades administrativas da AEB, e não atividades de ciência e tecnologia, que envolvam engenheiros aeroespaciais. Duda, corrija-me se eu estiver errado.

      Excluir
    2. Olá Hugo!

      Eu creio que você esteja certo amigo, mas esse quadro é necessário para agilizar as atividades da agência e por tabela dos programa em curso nas instituições executoras do PEB.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  2. sim tem está possibilidade... mais pessoalmente acredito que não será só para área Administrativa talvez seja as duas coisas focado na atividade cientifica e setores administrativos,seria muito mais natural que fosse desse modo como o próprio concurso do cta que é desta mesma maneira.

    ResponderExcluir
  3. Seja para que área for, não me anima em nada.

    Enquanto o PEB e outras áreas que precisam de muita agilidade para atingir suas metas depender de funcionalismo público, jamais vai acontecer nada.

    Esse pessoal, salvo raras exceções que comprovam a regra, só querem tirar proveito da sua situação de cidadão de primeira classe, com direito a emprego garantido e salário certo no final do mês.

    Então, vão ser mais 6.500 cidadãos brasileiros de primeira classe sustentados por nós que só temos o direito de pagar impostos sem nenhuma garantia de emprego nem salário certo no final do mês. Muito pelo contrário.

    Me assusta muito, constatar que algumas pessoas esclarecidas acham bom aumentar ainda mais essa casta de cidadãos diferenciados, inclusive com aposentadoria muito melhor do aqueles que os sustentam.

    Só não vê quem não quer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não tiro sua razão ...porém a questão deve ser analisada com frieza da situação...pessoas se aposentando..pedindo transferência ou seja qual for o motivo é necessário ter pessoas para trabalhar no órgão..imagina se n houvesse concurso para professor por exemplo...só pq talvez pagamos para o que vossa senhoria chamou de "pessoal...só querem tirar proveito da sua situação de cidadão de primeira classe, com direito a emprego garantido e salário certo no final do mês."... porém tem sim algo importante no que vc disse...levemos em consideração a Copa do Mundo...quantas licitações deixaram de ocorre e quantos vezes foi passada por cima da burocracia da maquina pública simplesmente pq era um evento que tinha que ocorrer..quando superfaturamento deve ter ocorrido e tudo mais...realmente o Programa Espacial Brasiliano precisa mesmo de medidas urgente mais sucatear e não fazer concurso público realmente levaria ao que vc achar de urgente um questão de calamidade...e só em calamidade pública que n se tem concurso...ou na copa nê -.-'...concurso público é necessário e isso não é ficar romanciando...é ser prático se a vacância tem que ter concurso!
      Constituição Federal - CF - 1988

      Título III -Da Organização do Estado - Capítulo VII -Da Administração Pública Seção I
      Art. 37:II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público...pela janela amigo só terceirizado..concurso público é moralização diferente de cargo comissionado e etc..

      Excluir
    2. Não costumo responder a anônimos e avatares, mas ai vai.

      Desculpe,

      Mas eu não estou romanceando nada.

      A administração pública é ineficiente em qualquer lugar do Mundo. É da sua natureza.

      Vide exemplo da NASA, que foi meio que obrigada pelos políticos de lá a parar de jogar o dinheiro dos contribuintes fora (leia-se rios de dinheiro que iam para a Boeing e outras "gigantes"), e quando privatizaram (de uma forma correta) o programa de abastecimento da ISS, conseguiram resultados muito melhores a um custo infinitamente menor.

      Notem. Não tenho nada contra as pessoas. Tenho sim, e muito, contra essas coisas idiotas que parecem só existir por aqui.

      Alguém aí acha justo que uma determinada parcela da população tenha "estabilidade de emprego"? Que outra parcela da população tenha direito a "celas especiais" quando vão presas? E que outros façam uso de "cotas" num pretenso programa para reduzir discriminações? Querem coisa mais absurda? É a aceitação tácita de diferenças raciais!

      E dizer que a constituição de um país ainda se presta a determinar como um cargo público deve ser preenchido. E uma coisa disso tudo eu sei na prática: passar em concurso público, não prova absolutamente nada a respeito da capacidade de alguém para o cargo. Afinal de contas, existem milhares de "cursinhos" de concurso por aí, e qualquer um com uma boa memória e um pouco de sorte, pode se dar bem, se bem que tendo visto o resultado do último concurso publicado aqui mesmo no blog, fiquei espantado com a média baixíssima das notas dos "aprovados". Apenas dois ou três, se não me engano, se destacaram dos demais, sem no entanto, atingir a nota máxima.

      Como eu já disse outras vezes, uma reforma que pudesse colocar o país num rumo minimamente mais coerente, passa necessariamente por uma nova constituição. Uma decente dessa vez, que não se preocupe em legislar para os legisladores, e por exemplo, definir como cargos públicos devem ser ocupados, pois a resposta para isso é óbvia: pura competência, comprovada por currículo, experiência, entrevistas, provas práticas e um período mínimo de experiência, como qualquer empresa faz. Uma constituição que se preze, deveria se preocupar com causas maiores, como acabar REALMENTE, com todo tipo de discriminação, seja ela prisão diferenciada, emprego garantido, aposentadoria integral, aposentadoria vitalícia, e a pior delas hoje em dia: a ratificação da discriminação racial com o estabelecimento de "cotas" para o que quer que seja.

      É um absurdo atrás do outro. Na minha modestíssima opinião, romântico, é quem acha que isso tudo tem a menor chance de dar certo algum dia.

      Quem quiser, pode continuar esperando romanticamente. Eu vou seguir adiante!

      Excluir

Postar um comentário