Pesquisadores da UFRN Descobre Nova Estrela Gêmea Solar

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (20/05) no site da “Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)” destacando que Equipe de Pesquisadores desta universidade e de outras instituições brasileiras descobriu nova Estrela Gêmea Solar.

Duda Falcão

Notícia

Equipe de Pesquisadores da UFRN
Descobre Nova Estrela Gêmea Solar

20/05/2013 - 17:20

No último dia 17, uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fez o anúncio da descoberta da estrela gêmea solar conhecida como a mais distante da Via Láctea, que recebeu o nome de CoRot Sol 1. A estrela possui valor de massa e composição química equivalente a do Sol.

A equipe de cientistas responsável pelo anúncio é composta por José Dias do Nascimento, da UFRN, que lidera o grupo; Jefferson Soares Costa e Matthieu Castro, também da UFRN; Yochi Takeda, do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ); Gustavo Porto de Mello, do Observatório do Valongo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Jorge Melendéz, da Universidade de São Paulo (USP).

A descoberta permite desvendar o futuro próximo da estrela central do nosso sistema solar, além de dar aos astrônomos a oportunidade de testar as atuais teorias da evolução estelar e solar, em uma estrela gêmea solar evoluída e observada. A notícia foi repercutida em jornais do mundo todo.

Além da UFRN, a pesquisa recebeu o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).


Fonte: Site da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Comentário: Pois é leitor, é a Comunidade Astronômica Brasileira aprontando mais uma das suas e elevando cada vez mais o nome da Astronomia Brasileira no cenário mundial. O Blog BRAZILIAN SPACE parabeniza a essa equipe de astrônomos do Brasil.

Comentários