CLA Realiza Lanç. de Foguete de Treinamento Nesta Quinta

Olá leitor!

Segue abaixo a nota postada hoje (22/05) no site da Força Aérea Brasileira (FAB) destacando que o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realizará nessa quinta-feira (23/05) o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB) da “Operação Falcão I/2013”.

Duda Falcão

TECNOLOGIA

CLA Realiza Lançamento de Foguete
de Treinamento Nesta Quinta

CLA
22/05/2013 - 10h40

O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) realiza nesta quinta-feira (23/5) o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB) dentro das atividades da Operação Falcão I/2013. A operação foi iniciada ontem (21/5) com um briefing para toda equipe envolvida na campanha de lançamento. A Operação Falcão I/2013 tem por objetivo realizar o lançamento e rastreio de um Foguete de Treinamento Básico (FTB), visando ao treinamento operacional do CLA e, ainda, a obtenção de dados para a qualificação e a certificação do veículo.

A expectativa é que o Foguete de Treinamento Básico seja lançado na tarde desta quinta-feira e atinja uma altitude máxima de 30 quilômetros. O veículo deve realizar um voo de aproximadamente 166 segundos até a queda na área de impacto prevista para a operação.

Durante o briefing foram repassados todos os procedimentos que deverão ser seguidos pelos profissionais que trabalham na campanha, como normas de segurança, características do veículo lançado, cronologia de lançamento, logística, dentre outros. No lançamento devem participar alunos da rede de ensino de Alcântara e da Escola Caminho das Estrelas, ligada ao Comando da Aeronáutica e situada nas dependências do CLA.

Foguete de Treinamento Básico

O Foguete de Treinamento Básico faz parte do Projeto FOGTREIN, ou Foguete de Treinamento, que tem por missão treinar o efetivo e testar a prontidão da infraestrutura dos centros da FAB para lançamentos. O treinamento busca exercitar as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para lançamentos.

Também faz parte do projeto o Foguete de Treinamento Intermediário (FTI), que é lançado nas campanhas operacionais de treinamento tanto do CLA quanto do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI).

Características do Foguete de Treinamento Básico (FTB)

Comprimento total: 3,05 m
Diâmetro do veículo (calibre): 127 mm
Peso total do veículo: 68,3 kg
Peso de propelente: 29,2 kg
Peso reservado para experimento: 5,0 kg (não leva experimentos)
Apogeu aproximado: 30 km (com inclinação de 82° do lançador)
Tempo total de voo: 166 seg

Foto: 2º Sgt Augusto/ CLA
Briefing inicial da Operação Falcão I/ 2013


Fonte: Site da Força Aérea Brasileira (FAB)  

Comentário: Pois é leitor, esse será o segundo lançamento de foguete realizado do Brasil esse ano e demonstra como o COMAER teve de diminuir as suas atividades nos seus centros de lançamentos devido ao orçamento ridículo e irresponsável da AEB de 2013, enviado pelo Governo DILMA ao Congresso. A expectativa de todos esse ano gira em torno da "Operação VS-40M/SARA Suborbital", da tal "Operação Santa Bárbara" do VLS-1 no CLA, e no CLBI, segundo entrevista ao blog do seu Diretor, Cel. Av. Marco Antônio Vieira de Rezende, esse centro de lançamento estaria em coordenação com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para lançamento de um foguete VS-30, com carga útil científica. Vamos aguardar e torcer.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

O CLA e Sua Agenda de Lançamentos Até 2022