Barbalha Realiza Com Sucesso Sua II Jornada de Foguetes

Olá leitor!

Como noticiamos aqui anteriormente que aconteceria (veja aqui), sob a coordenação do Prof. Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares (coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Jornada de Foguetes na Escola de Ensino Fundamental Senador Martiniano de Alencar) foi realizado com sucesso dia 09/05 a “II Jornada de Foguetes de Barbalha”, evento este que aconteceu no Estádio de Futebol Inaldão desta cidade cearense.

O evento contou com 24 equipes de alunos de cinco escolas de Barbalha, sendo três de ensino médio público e duas de ensino fundamental (uma da rede pública e outra da rede privada) e visou classificar os alunos para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) de 2013.

Abaixo segue uma matéria sobre o evento exibida pelo Jornal CETV 1ª Edição da TV de Juazeiro do Norte (CE).

Matéria do Jornal CETV 1ª Edição da TV
Juazeiro do Norte (CE) - 10/05/2013

O Blog BRAZILIAN SPACE reconhece o grande trabalho e esforço que o Prof. Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares vem realizando com seus alunos em Barbalha, mas felizmente agora através da iniciativa do Programa AEBESCOLA da Agência Espacial Brasileira (AEB), profissionais de todo o país como o Prof. Andrevaldo Tavares, terão finalmente a oportunidade de oferecer a seus alunos eventos muito mais desafiadores e adequados para certas faixas etárias de alunos que em nossa opinião, não mais deveriam estar participando desses eventos de lançamentos de foguetes de garrafas pet.

Referi-me aos concursos de Foguetemodelismo e Cansats Brasil criados esse ano pela AEB, que certamente são muito mais adequados para nossos estudantes.

Entretanto, é preciso dizer que no caso do "Concurso de Foguetemodelismo" existe ainda uma grande preocupação por parte de alguns profissionais que atuam há anos nessa área de foguetes educativos, isto quanto à segurança desse evento, pois segundo eles a AEB ainda não tomou as providências adequadas para a realização de um evento como esse, o que nos deixa bastante apreensivos. Afinal, "Foguetemodelismo" não é brincadeira, e eventos nessa área precisam ser conduzidos por profissionais gabaritados e envolvidos com o assunto, especialmente quando direcionado a competições educativas. Vamos ficar aqui na torcida para que tudo possa ser resolvido em tempo.

Duda Falcão

Comentários

  1. É isso ai Duda, os nossos estudantes devem ter nada menos que o melhor que o país pode oferecer.

    Menos mal que os foguetes pet no caso são a reação química, mas isso está longe do ideal. Eu acredito que os alunos de ensino técnico e superior devem ser envolvidos com experimentos de foguete modelismo com as devidas graduações e experimentos de um certo nível de complexidade.

    Já os alunos do ensino fundamental e médio, estariam muito melhor servidos com experimentos usando balões, também com as devidas graduações.

    Enquanto os do ensino fundamental poderiam dar ênfase a parte lúdica com experimentos e instrumentação bem simples, os do ensino médio já poderiam investir mais em experimentos um pouco mais sofisticados.

    Vide exemplo Hello Kitty.

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário