Barbalha Realiza Com Sucesso Sua II Jornada de Foguetes

Olá leitor!

Como noticiamos aqui anteriormente que aconteceria (veja aqui), sob a coordenação do Prof. Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares (coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Jornada de Foguetes na Escola de Ensino Fundamental Senador Martiniano de Alencar) foi realizado com sucesso dia 09/05 a “II Jornada de Foguetes de Barbalha”, evento este que aconteceu no Estádio de Futebol Inaldão desta cidade cearense.

O evento contou com 24 equipes de alunos de cinco escolas de Barbalha, sendo três de ensino médio público e duas de ensino fundamental (uma da rede pública e outra da rede privada) e visou classificar os alunos para a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) de 2013.

Abaixo segue uma matéria sobre o evento exibida pelo Jornal CETV 1ª Edição da TV de Juazeiro do Norte (CE).

Matéria do Jornal CETV 1ª Edição da TV
Juazeiro do Norte (CE) - 10/05/2013

O Blog BRAZILIAN SPACE reconhece o grande trabalho e esforço que o Prof. Andrevaldo Glaidson Pereira Tavares vem realizando com seus alunos em Barbalha, mas felizmente agora através da iniciativa do Programa AEBESCOLA da Agência Espacial Brasileira (AEB), profissionais de todo o país como o Prof. Andrevaldo Tavares, terão finalmente a oportunidade de oferecer a seus alunos eventos muito mais desafiadores e adequados para certas faixas etárias de alunos que em nossa opinião, não mais deveriam estar participando desses eventos de lançamentos de foguetes de garrafas pet.

Referi-me aos concursos de Foguetemodelismo e Cansats Brasil criados esse ano pela AEB, que certamente são muito mais adequados para nossos estudantes.

Entretanto, é preciso dizer que no caso do "Concurso de Foguetemodelismo" existe ainda uma grande preocupação por parte de alguns profissionais que atuam há anos nessa área de foguetes educativos, isto quanto à segurança desse evento, pois segundo eles a AEB ainda não tomou as providências adequadas para a realização de um evento como esse, o que nos deixa bastante apreensivos. Afinal, "Foguetemodelismo" não é brincadeira, e eventos nessa área precisam ser conduzidos por profissionais gabaritados e envolvidos com o assunto, especialmente quando direcionado a competições educativas. Vamos ficar aqui na torcida para que tudo possa ser resolvido em tempo.

Duda Falcão

Comentários

  1. É isso ai Duda, os nossos estudantes devem ter nada menos que o melhor que o país pode oferecer.

    Menos mal que os foguetes pet no caso são a reação química, mas isso está longe do ideal. Eu acredito que os alunos de ensino técnico e superior devem ser envolvidos com experimentos de foguete modelismo com as devidas graduações e experimentos de um certo nível de complexidade.

    Já os alunos do ensino fundamental e médio, estariam muito melhor servidos com experimentos usando balões, também com as devidas graduações.

    Enquanto os do ensino fundamental poderiam dar ênfase a parte lúdica com experimentos e instrumentação bem simples, os do ensino médio já poderiam investir mais em experimentos um pouco mais sofisticados.

    Vide exemplo Hello Kitty.

    Abs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Operação CRUZEIRO: Primeiro Ensaio em Voo de um Motor Aeronáutico Hipersônico Brasileiro

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite