Asteroide Que Passa Hoje Pela Terra Tem Lua Própria

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria postada hoje (31/05) no “Portal TERRA” destacando que segundo a NASA o asteroide que passará hoje próximo da Terra tem Lua própria.

Duda Falcão

CIÊNCIA - ESPAÇO

Asteroide que Passará Pela Terra
Nesta Sexta Tem Lua Própria

Portal Terra
31 de Maio de 2013 - 11h15

Foto: NASA / Divulgação


Asteroide de 2,7 quilômetros de diâmetro
se aproximará da Terra nesta sexta-feira 

O asteroide 1998 QE2, que se aproximará da Terra nesta sexta-feira, possui uma lua própria. A descoberta foi feita pela NASA, que divulgou uma sequência de imagens de radar do asteroide obtidas na noite de quarta-feira, quando o asteroide estava a 6 milhões de quilômetros da Terra.

Segundo a agência espacial americana, as imagens de radar indicam que o corpo principal do asteroide tem cerca de 2,7 quilômetros de diâmetro e tem um período de menos de quatro horas de rotação. A lua do asteroide tem cerca de 600 metros de largura.

O asteroide estará mais perto da Terra nesta sexta-feira, às 17h59 de Brasília, disse a NASA. Este será sua seu sobrevoo mais próximo em mais de dois séculos.

Saiba Mais


O asteroide 1998 QE2 foi descoberto em 19 de agosto de 1998 por astrônomos do programa de pesquisas de asteroides próximos à Terra no MIT (Massachusetts Institute of Technology), perto de Socorro, Novo México (sudoeste dos EUA).

A NASA, que considera a busca por asteroides uma alta prioridade, já identificou e indexou mais de 98% dos maiores asteroides, de mais de um quilômetro de diâmetro, que estão nas proximidades da Terra.

Os astrônomos detectaram e catalogaram 9.500 objetos celestes de todos os tamanhos que cruzam perto da Terra, provavelmente um décimo do total.


Fonte: Portal Terra - 31/05/2013 - http://noticias.terra.com.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Top 5 - Principais Satélites Brasileiros

Da Sala de Aula para o Espaço

Janeiro de 2015 Registra Recorde de Focos de Queimadas Detectados Por Satélite