DCTA e Fund. Conrado Wessel Assinam T. de Cooperação

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota publicada hoje (07/05) no site do “Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)” destacando que o DCTA assinou Termo de Cooperação com a Fundação Conrado Wessel para a edição do Journal of Aerospace Technology and Management - JATM.

Duda Falcão

Assinado Termo de Cooperação Entre o
DCTA e a Fundação Conrado Wessel

Campo Montenegro, 07/05/2013

Em cerimônia realizada no Instituto de Aeronáutica e Espaço e presidida pelos Exmo Sr Diretor do DCTA, Ten. Brig. Ar Ailton dos Santos Polhmann e pelo Dr. Américo Fialdini Junior, Diretor Presidente da Fundação Conrado Wessel, foi assinado, na data de ontem, o Termo de Cooperação entre as duas entidades, para a edição do Journal of Aerospace Technology and Management - JATM.

Para o JATM, nascido em 2009, dentro do Instituto de Aeronáutica e Espaço- IAE e integrado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA, a parceria com a Fundação Conrado Wessel demonstra um crédito nas metas traçadas no projeto científico e cultural da revista, contribuindo para a sua missão de se tornar um periódico reconhecido internacionalmente na sua área de atuação.

O JATM é uma publicação técnico-científica editada e publicada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), que tem como objetivo apresentar resultados científicos e tecnológicos relacionados ao campo aeroespacial, promovendo uma fonte adicional para difusão, internacional, do conhecimento e de interação com a comunidade científica.

A divulgação de resultados de pesquisas por meio de artigos científicos é de enorme importância para o progresso e desenvolvimento de um país, tornando a ciência acessível para a comunidade científica e a sociedade como um todo. A publicação científica vem a ser um dos indicadores mais importantes para quantificar o nivel de desenvolvimento da pesquisa dentro das universidades e dos institutos de pesquisa, podendo medir tambem o desempenho dos pesquisadores por meio da quantidade e impacto dos artigos publicados. O Brasil ocupa o 13º lugar mundial na publicação de artigos, ficando à frente de nações com comunidades científicas mais tradicionais e com taxa de crescimento de 8% ao ano, enquanto a média mundial é de 2%.

O JATM vem contribuindo expressivamente para o avanço desses números, tendo publicado, até hoje, 152 artigos originais resultantes das pesquisas desenvolvidas tanto no DCTA como em Instituições de Ensino e Pesquisa relacionadas ao setor aeroespacial, não só do Brasil como do exterior.

Apesar de jovem, o JATM já conquistou várias realizações. A revista está indexada em várias bases de dados de publicação científica e recentemente recebeu no Qualis a classificação B4 em Engenharia III e Geociências. Os critérios para a manutenção do JATM nestas bases são continuamente monitorados, assegurando assim a qualidade da revista.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentário: Bom, bom, muito bom mesmo. Essa revista é de excelente qualidade (recebo sempre uma edição da mesma) e observar o seu crescimento e o reconhecimento do seu conteúdo pela comunidade científica internacional do setor é mais uma vitória do IAE.

Comentários