Raupp Recebe Brasileiro que Viajará ao Espaço

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (21/05) no site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) destacando que o Ministro Marco Antônio Raupp recebeu hoje a visita do estudante brasileiro Pedro Nehme que viajará ao espaço.

Duda Falcão

Raupp Recebe Brasileiro que Viajará ao Espaço

Denise Coelho
Ascom do MCTI
21/05/2013 - 18:47

Fotos: Giba/MCTI
Raupp e o estudante Pedro Nehme

O ministro Marco Antonio Raupp recebeu nesta terça-feira (21) a visita do estudante Pedro Nehme – vencedor do concurso promovido pela empresa aérea holandesa KLM e que ganhará como premiação uma viagem ao espaço em 2015.

No encontro, o atual estagiário da Agência Espacial Brasileira (AEB), instituição ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), falou sobre a sua trajetória de formação, que teve como pontapé a realização de um curso em tecnologias espaciais realizado em 2011 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), unidade de pesquisa também vinculada ao MCTI.

“Um curso muito interessante, com as pessoas que trabalham na Missão Espacial Completa Brasileira. Foi o que realmente me abriu as portas para o setor aeroespacial”, disse o brasiliense, que teve a oportunidade de estudar, em 2012, na Catholic University of America, em Washington (EUA), após ser selecionado pelo programa Ciência sem Fronteiras (CsF) do governo federal. Naquele país, ele trabalhou no Goddard Space Flight Center, programa da Agência Espacial Americana (NASA).

Nehme falou ao ministro sobre a experiência nos Estados Unidos e como aluno do curso de engenharia elétrica da Universidade de Brasília (UnB), onde participa das atividades do Laboratório de Automação e Robótica (Lara) e integra um projeto da universidade que simula uma missão espacial e, no segundo, semestre irá lançar um minissatélite para o espaço em um balão.

O jovem também relatou como venceu o concurso realizado pela empresa aérea holandesa KLM com mais de 129 mil participantes de vários países; desafio que consistia em adivinhar em que ponto iria parar um balão de alta altitude monitorado por câmeras e GPS.

O estagiário da AEB foi o que mais se aproximou do resultado oficial e ganhará como prêmio uma vaga em viagem espacial comercial a ser promovida pela empresa Space Expedition Corporation (SXC) em 2015.  “Foi apenas um palpite, mas toda a minha experiência e bagagem técnica ajudaram”, disse.

Ao parabenizar o estudante pela conquista, o ministro e o presidente da AEB, José Raimundo Coelho – que participou do encontro – incentivaram o jovem a dar continuidade à carreira no Brasil, especialmente no Programa Espacial Brasileiro.

“Você teve competência, determinação e força para aproveitar as oportunidades e pode agora dar a sua contribuição ao país e mostrar à sociedade o que o Brasil vem fazendo”, sustentou Raupp.

Para Nehme, que planeja atuar em grandes desafios e projetos inovadores, há muito para se conhecer sobre as iniciativas desenvolvidas no país. Ele cita como exemplo o trabalho desenvolvido pelo Laboratório de Integração e Testes (LIT) do INPE – onde estagiou - que realiza testes completos de satélites e seus subsistemas. “Eles certificam satélites e tudo mais e é algo que poucas pessoas sabem”.

O ministro, o presidente da AEB e o Pedro Nehme.


Fonte: Site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)

Comentários