CLA Lança Foguete e Inicia Suas Operações em 2013

Olá leitor!

Segue abaixo uma matéria publicada hoje (24/05) no jornal “O Estado do Maranhão”, dando destaque o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB) da “Operação Falcão I – 2013”, ocorrida ontem (23/05) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA).

Duda Falcão

Geral

CLA Lança Foguete e Inicia
Suas Operações em 2013

Segundo o Centro de Alcântara, lançamento do FTB
possibilitou a avaliação de comunicação, telemetria,
rastreamento e gerenciamento de procedimentos

O Estado do Maranhão
24/05/2013

Foto: De Jesus
Foguete de Treinamento Básico
foi lançado ontem de Alcântara

ALCÂNTARA - O Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), em parceria com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), lançou com sucesso na tarde de ontem o Foguete de Treinamento Básico (FTB) e iniciou suas atividades em 2013. Ao longo do ano, estão previstos mais três lançamentos, entre eles o de um Veículo de Sondagem (VS 40), que carregará uma carga útil de experimentos. Com a realização destas atividades, o CLA se prepara para lançar em 2014 o Veículo Lançador de Satélites (VLS).

O lançamento de ontem fez parte da Operação Falcão I/2013, iniciada na manhã de quarta-feira (22) e que envolveu mais de 100 profissionais diretamente. O objetivo da atividade foi o treinamento operacional do CLA, exercitando as principais funções de comunicação, telemetria, rastreamento e gerenciamento dos procedimentos de segurança e comandos para os futuros lançamentos.

O lançamento do FTB aconteceu às 14h29. A previsão era que o foguete fosse lançado às 14h. No entanto, técnicos do CLA decidiram suspender por alguns minutos a atividade para que fossem feitos alguns ajustes técnicos no veículo. O foguete alcançou uma altitude de 31,8 km e permaneceu por 2min47s no ar, até cair no oceano, a uma distância de 18 km da costa.

Horas antes do lançamento, os engenheiros do CLA realizaram testes meteorológicos para obter informações referentes à direção e velocidade dos ventos e ter a certeza de que as condições do tempo estariam favoráveis. Nesta operação, pela primeira vez foram testados dois novos sistemas: um de controle operacional e disparo e outro de interfonia para contato entre as equipes.

De acordo com coronel engenheiro César Demétrio Santos, diretor do CLA, a operação foi um sucesso, pois alcançou todos os resultados que eram esperados. “A finalidade foi manter toda a equipe em operação e obter a certificação do veículo. Isso foi atingido”, disse.

VLS – Como parte das operações do CLA para este ano, estão previstos ainda mais três lançamentos, sendo dois Foguetes de Treinamento Intermediário (FTI) e um Veículo de Sondagem (VS), com experimentos científicos. No fim do ano, começam os primeiros testes com o VLS para que seja lançado em 2014.

No dia 22 de agosto de 2003, o VLS-1 explodiu por volta das 13h30 na base de Alcântara, três dias antes de seu lançamento, matando 21 pessoas. Desde então, o CLA se prepara para voltar a realizar a atividade, fazendo testes com foguetes de treinamento básico e intermediário. Durante o acidente, a Torre Móvel de Integração (TMI), que possibilita o lançamento do Veículo Lançador de Satélites (VLS), foi totalmente destruída e outra teve de ser edificada no local.

“A Torre Móvel de Integração está no procedimento de recebimento definitivo. Estamos aguardando a chegada de alguns equipamentos para fazer os testes finais. Como esses testes serão no fim do ano, a previsão é que o VLS seja lançado em 2014”, afirmou César Demétrio Santos.

MAIS

No ano passado, o CLA realizou nove operações e oito lançamentos de foguetes. O último aconteceu no dia 8 de dezembro de 2012, e foi lançado o veículo de sondagem VS-30/Orion, como parte da Operação Iguaíba.


Fonte: Jornal O Estado do Maranhão - pág. 05 - 24/05/2013

Comentário: Pois é leitor, como havia comentado ontem na nota da FAB sobre esse lançamento, o Jornal O Estado do Maranhão nos traz nessa matéria informações que nos permite agora fazer um provável cronograma de lançamento para o CLA no ano de 2013. A nota de ontem da FAB já havia confirmado que um FTI será lançado em junho. Assim sendo, os outros dois voos citados na matéria acima (um FTI e o VS-40 do SARA Suborbital) devem ocorrer entre julho e outubro, muito provavelmente numa operação conjunta, ficando então a “Operação Santa Bárbara” do VLS-1 (voo simulado) para acontecer entre os meses de novembro e dezembro. Vale lembrar que em entrevista recente ao blog, o Diretor do CLBI, o Cel. Av. Marco Antônio Vieira de Rezende, disse que esse centro estaria em coordenação com o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) para lançamento de um VS-30, com carga útil científica, ainda no ano de 2013, sem, contudo especificar quando. Se assim for, apesar de toda confusão criada pelo “ED” e seus energúmenos de plantão, e dentro da realidade de nosso programa espacial, o ano de 2013 entrará certamente para história como um dos mais positivos para o PEB. Imagine se for também confirmado o lançamento do VAH/14-X, coisa que infelizmente não acredito mais que aconteça.

Comentários