IAE Recebe a Visita de Comitiva da ASPAER

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (31/08) no site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), destacando que o instituto recebeu dia 30/08 a comitiva da Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica - ASPAER.

Duda Falcão

IAE Recebe a Visita de Comitiva da ASPAER

Campo Montenegro, 31/08/2012

O Instituto de Aeronáutica e Espaço - IAE recebeu no dia 30 de agosto a comitiva da Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica - ASPAER, com Ministros e membros do Tribunal de Contas da União, Consultoria Geral da União, Consultores de Orçamento do Congresso Nacional e Membros do Poder Judiciário, em visita ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA.

A comitiva foi recebida pelo  Vice-Diretor do DCTA, Major Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva que juntamente com os visitantes assistiu a apresentação institucional, proferida pelo Diretor do IAE, Brigadeiro Engenheiro Carlos Antônio de Magalhães Kasemodel.

Em seguida, foram feitas visitas aos Laboratórios de Integração de Lançadores (PIL) e de Ensaios Dinâmicos (LED), da Divisão de Integração e Ensaios- AIE e a Divisão de Propulsão Espacial- APE, e ao Projeto VANT, na Divisão de Sistemas Aeronáuticos- ASA. Também foram apresentados os projetos desenvolvidos pelo Instituto na área de defesa.



Fonte: Site do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE)

Comentários

  1. Mais uma vez, é de se lamentar que as poucas notícias sobre o "programa espacial" Brasileiro, envolvam MUITAS visitas de comitivas. Essa então de "Assessoria Parlamentar do Comandante da Aeronáutica, incluindo Ministros e membros do Tribunal de Contas da União, Consultoria Geral da União, Consultores de Orçamento do Congresso Nacional e Membros do Poder Judiciário", deve ser muito produtiva para alguém...

    ResponderExcluir
  2. Aproveitando o ensejo, uma informação mais útil. Uma das fotos exibe um motor de foguete com uma identificação parcial de L75...

    Alguém sabe do que se trata ?

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcos Ricardo!

    Você está certo amigo, muitas visitas de políticos e assessores foram realizadas desde o início da década de 90, e na verdade de lá pra cá as coisas só fizeram piorar. Quanto a sua pergunta do motor, o mesmo é uma maquete em tamanho natural do futuro motor-foguete líquido L75.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  4. Estava vendo uns vídeos lá no canal do Brazilian Space e fiquei apreensivo...

    Os caras estão testando motores usando tetróxido de nitrogênio como oxidante e dimetilhidrazina assimétrica como combustível ?

    Fala sério! Só tem sentido usar esses combustíveis super tóxicos pra mísseis com finalidade militar, pois podem ficar armazenados "prontos para ação".

    Não servem para nenhum programa espacial moderno.

    Esse L-75 também está nessa linha de ação?

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcos Ricardo!

    O motor-foguete líquido L75 terá 75kN de empuxo e será movido a oxigênio líquido e querosene. Isto é, se realmente sair do papel.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  6. essas visitas são importantes para que os politicos e assessores do governo conheçam o programa espacial brasileiro
    é função da assessoria parlamentar da aeronáutica auxiliar nessa divulgação no âmbito do governo

    ResponderExcluir
  7. Olá Anônimo!

    Acontece que elas já ocorrem desde o início da década de 90 e não tem produzido resultados. Se fosse diferente, o programa não se encontraria nessa situação que se encontra de total barco sem rumo e sem qualquer real perspectiva de mudança.

    Abs

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir
  8. mas esse "barco sem rumo" é, em muita parte, devido às contantes mudanças do alto escalão da AEB.....
    em pouco mais de dois anos, já estamos no terceiro presidente....e a tal da revisão do PNAE ainda não saiu.....
    muitas vezes, pessoas que tem pouco ou nenhum background na área espacial....
    em outros países, como Russia, Ucrania e até mesmo na America do Sul, como Argentina, diretores de Agencias espaciais não se alternam com essa frequencia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo!

      Não resta dúvida de que essas constantes mudanças prejudicam o andamento do programa. Entretanto, o problema maior consiste na falta de uma política espacial no país que seja realmente efetiva e na falta de comprometimento do governo para com o programa. A existência dessa ASPAER seria fundamental se eles realmente tivessem fazendo a sua parte na luta contra as chamadas 'forças ocultas' que militam nos bastidores de Brasília. Mas isso não acontece e o programa de deteriora a cada dia que passa.

      Abs

      Duda Falcão
      (Blog Brazilian Space)

      Excluir
  9. Reconheço que essas visitas precisam existir, mas o que me tira um pouco do sério, é que nos sites das agências oficiais, 98% das notícias são sobre visitas e datas festivas.

    Estou procurando até agora fotos atualizadas das obras em Alcântara por exemplo. Isso sim é do interesse dos contribuintes, pois foi o nosso dinheiro posto nesse projeto.

    Já vi que noticiaram a chegada de equipamento Ucraniano no porto. Esses equipamentos já foram montados, ou ao menos adequadamente armazenados?

    Queria saber mais detalhes sobre o desenvolvimento (ou não) dos motores a combustível líquido, e nada.

    Enfim, se alguém pesquisar nos vários sites (devia ser um só), associados ao Programa Espacial Brasileiro, como eu já fiz, vai constatar que existem pouquissimas notícias realmente úteis e voltadas para a pesquisa espacial.

    Triste.

    ResponderExcluir
  10. Olá Marcos Ricardo!

    Pois é amigo, essas visitas de autoridades e servidores sempre ocorreram em todas as instalações do PEB, desde o início da década de 90 e isso não resultou em nada. Agora com relação as informações que você procura, você achará aqui no blog usando a 'Pesquisa no Blog' que fica na coluna da esquerda, tá ok?

    Abs e boa sorte.

    Duda Falcão
    (Blog Brazilian Space)

    ResponderExcluir

Postar um comentário