Projeto Rádio Jove NASA Brasil

Olá leitor!

Olha, um interessante projeto nas áreas de radioastronomia e inovação (muito interessante mesmo) direcionado para escolas brasileiras de ensino médio, bem como eventualmente para escolas de outros países de língua portuguesa, foi apresentado dia 07/03 ao Ministério da Educação (MEC) por uma equipe de educadores onde entre eles encontra-se o nosso amigo Prof. Paulo Roberto Lagos do Planetário de Curitiba-PR e professor do Colégio Estadual do Paraná (CEP), onde o mesmo é um dos coordenadores da equipe de fogueteiros ‘Longe Lateqve’ de ensino médio deste colégio.

Denominado de “Projeto Rádio Jove NASA Brasil” o mesmo é coordenado pela Sra. Norma Teresinha Oliveira Reis, pesquisadora independente em Educação Espacial e servidora pública federal (técnica em Assuntos Educacionais) do MEC, onde atualmente trabalha na Coordenação-Geral de Tecnologia e Inovação (CGTI) deste ministério, e onde já atua há cerca de 10 anos. Entre as suas experiências profissionais dentro do MEC, consta ter exercido a função de Assessora Especial do Secretário Nacional de Educação Básica, isto de 2005 a 2007. Além disso, a Sra. Norma Reis foi ex-estagiária do Centro de Voo Espacial NASA Goddard (verão de 2008) na condição de estudante de M.Sc em Administração Espacial pela Universidade Internacional do Espaço (International Space University –ISU).

Quanto ao projeto, o mesmo visa promover entre alunos de escolas do ensino médio um método de ciência, tecnologia, engenharia e matemática para ser utilizado nas áreas de radioastronomia e inovação, dentro e fora das salas de aulas, como atividades extracurriculares (afterschool) .

Vale dizer que este método educacional proporcionado pelo “Projeto Radio Jove da NASA - https://radiojove.gsfc.nasa.gov”, é atualmente conduzido pelo Centro de Voo Espacial NASA Goddard, sob a direção do Dr. James R. Thieman, e a ideia da equipe coordenada pelo Sra. Norma Reis (Nilson Santos, André Tato, Prof. Paulo Roberto Lagos, Jaime Antunes, Clemilton Lopes, Agne França) é de implementa-lo no Brasil através do apoio do Ministério da Educação (MEC).

O projeto encontra-se no momento em fase de avaliação pelo MEC e em breve teremos maiores informações sobe o mesmo. Sendo assim, sugiro aos verdadeiros educadores de todo país (aqueles que se preocupam com a educação de seus alunos e não na doutrinação dos mesmos) que fiquem bastante atentos, pois em breve divulgaremos mais notícias sobre o andamento deste interessantíssimo projeto.

Duda Falcão

Comentários