Programa Globe da NASA Chega à Região Norte do Brasil

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada hoje (13/08) no site da Agência Espacial Brasileira (AEB), destacando que o Programa Globe da NASA chega à Região Norte do Brasil.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Programa Globe Chega à
Região Norte do Brasil

Coordenação de Comunicação Social – CCS
Publicado em: 13/08/2018 - 17h03
Última modificação: 13/08/2018 - 17h32


A 9ª edição do programa Globe-NASA no Brasil chegará a Manaus na próxima quarta-feira (15.08). Professores, líderes comunitários e profissionais da área de saúde podem se inscrever e participar do workshop do Globe, a ser realizado pela Agência Espacial Brasileira pela primeira vez na a região Norte do País.

O Workshop acontecerá no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), em Manaus (AM) e vai capacitar os participantes para desenvolver estudos e descobertas científicas que ajudam a compreender a complexidade dos ecossistemas e do meio ambiente da Terra.

As atividades envolvem os protocolos da larva do Aedes Aegypti, mosquito transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya e de componentes do sistema terrestre com dados da atmosfera, como precipitação líquida, temperatura do ar e umidade relativa. Toda a capacitação será orientada pelas treinadoras do Globe, a professora brasileira, Inês Mauad e a americana, Renée Codsi.

O Globe é um programa de ciência e educação que chegou ao Brasil em 2016, após uma parceria entre a AEB e a Agência Espacial Americana (NASA). O Programa envolve a participação de estudantes, professores, cientistas e cidadãos em estudos científicos que contribuem de maneira significativa para a compreensão do meio ambiente em escalas locais, regionais e globais.

Para se inscrever no Workshop acesse aqui

As vagas são limitadas a 30 participantes. Dúvidas e mais informações entre em contato pelo e-mail: dsad.globe@aeb.gov.br

Compartilhamento de Dados

Estudantes e professores de escolas de todo mundo realizam diariamente medições científicas do meio ambiente. Eles submetem seus dados em um banco de dados do Globe via internet para que outros participantes possam acessar dados em forma de mapas, gráficos e tabela para análises avançadas que requeiram informações de fontes variadas.

A disponibilização dos dados na plataforma online tem o objetivo de fornecer informações para que cientistas participem da rede científica internacional do Globe e possam utilizar os dados em pesquisa, além de facilitar o aprendizado de estudantes sobre programa de observação da Terra contribuindo e utilizando medições de outras escolas em estudos ambientais.

Globe no Brasil

Brasília foi a primeira cidade brasileira a ser contemplada com o programa em 2016. A partir de 2017 a AEB levou o Programa para outros estados brasileiros. Foram realizados Workshops em diversos regiões do País, como São Paulo, Paraná, Rio Grande do Norte. A última edição aconteceu em agosto deste ano, na Tríplice Fronteira – Foz do Iguaçu (PR), Argentina e Paraguai.

O Globe foi criado em 1994 e hoje está presente em mais de 32 mil escolas distribuídas em 121 países. Para saber mais sobre o Globe acesse o endereço: www.globe.gov


Fonte: Site da Agência Espacial Brasileira (AEB)

Comentários