IEAv Recebe Fase 2 do Projeto Executivo Para Ensaio em Voo do Motor Scramjet 14-X S

Olá leitor!

Segue uma nota postada recentemente no site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv) destacando que este instituto no inicio do mês de julho recebeu da empresa brasileira Orbital Engenharia a Fase 2 do Projeto Executivo para ensaio em voo do Motor Scramjet 14-X S.

Duda Falcão

IEAv Recebe Fase 2 do Projeto Executivo
Para Ensaio em Voo do Motor Scramjet 14-X S

IEAv – Instituto de Estudos Avançados


O Projeto 14-X tem como objetivo principal demonstrar em voo a operacionalidade de um veículo waverider integrado ao motor scramjet, a uma velocidade equivalente a 10 vezes a velocidade do som (número de Mach 10) na atmosfera sensível (estratosfera). Atualmente, está planejado para o ano de 2020 o primeiro ensaio em voo do sistema de propulsão (motor scramjet) do 14-X, com o intuito de validar as simulações computacionais e os dados de laboratório relativos ao princípio de funcionamento do motor (combustão supersônica), além de operacionalizar subsistemas críticos do motor scramjet.

Para tanto, o IEAv conta com a parceria da empresa Orbital Engenharia para a elaboração do projeto executivo de integração do motor scramjet 14-X S ao veículo hipersônico acelerador (foguete de sondagem do IAE). A entrega dos serviços contratados está ocorrendo por meio de 4 (quatro) fases, das quais: 1) Entrega da documentação da definição da missão; 2) Entrega da documentação da configuração do sistema integrado; 3) Entrega da documentação do projeto preliminar; e finalmente 4) Entrega da documentação do projeto detalhado.

No início do mês de julho, a empresa contratada realizou com sucesso, e no prazo, a entrega da fase 2 acima mencionada, a qual se refere à montagem, transporte, preparação e integração do demonstrador 14-X S para lançamento, bem como as especificações de equipamentos de telemedidas e telecomandos, entre outras configurações.

Para o Diretor do Instituto, Cel Av Lester de Abreu Faria, “pouco a pouco as dificuldades vão sendo superadas e o domínio da tecnologia alcançado. A fase 2 do contrato é um importante marco do projeto, uma vez que começamos a verificar e entender o veículo como um todo integrado e a chegar mais perto do grande desafio atual que é ver o protótipo voar e confirmar todos os nossos estudos até aqui, em busca do domínio da tecnologia hipersônica”.


Fonte: Site do Instituto de Estudos Avançados (IEAv)

Comentário: É leitor, aparentemente e diferentemente do que ocorre no IAE com o Projeto SARA, este Projeto do Veículo 14-X parece finalmente está saindo das apresentações de Power Point para a realização efetiva de seu primeiro teste em voo. Sinceramente espero que esta não seja mais uma fantasia e que se chegue realmente a algo de concreto com este projeto. É de se destacar aqui a participação mais uma vez da Orbital Engenharia nas atividades espacias do país.

Comentários