ULA Levou Seu Foguete Vulcan Centaur Para a Plataforma de Lançamento de Cabo Canaveral. A Primeira Tentativa de Lançamento Ocorrerá na Próxima Sexta-feira (04/10)

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Imagem: Will Robinson-Smith/Spaceflight Now
O foguete Vulcan da United Launch Alliance fez a jornada de aproximadamente 0,5 km do seu Centro de Integração Vertical até a plataforma de lançamento no Complexo de Lançamento Espacial 41, na Estação Espacial da Força Aérea de Cabo Canaveral, no final da manhã de segunda-feira, 30 de setembro de 2024. O foguete realizará a segunda missão de certificação da ULA, com lançamento previsto para o dia 4 de outubro.
 
No dia de ontem (30/09), o portal Spaceflight Now informou que a United Launch Alliance (ULA) retornou à plataforma de lançamento no Complexo de Lançamento Espacial 41 com seu Foguete Vulcan Centaur, antes do segundo lançamento do veículo. A ULA precisa realizar com sucesso essa segunda missão de certificação antes de começar a lançar cargas de segurança nacional para a Força Espacial dos EUA e o Escritório Nacional de Reconhecimento.
 
De acordo com a nota do portal, a decolagem da missão, chamada Cert-2, está programada para sexta-feira, 4 de outubro, durante uma janela de lançamento de três horas que se abre às 6h EDT (10h UTC). A ULA completou a montagem do foguete no domingo, 21 de setembro.
 
Após um período de clima instável devido ao furacão Helene, a segunda-feira se mostrou ensolarada, embora quente e úmida, na Costa Espacial da Flórida, enquanto o foguete saía do Centro de Integração Vertical para começar a jornada de 550 metros até a plataforma de lançamento. O primeiro movimento do veículo foi registrado às 10h27 EDT (14h27 UTC), com o foguete alcançando seu destino final, conhecido como "hard down", cerca de uma hora depois.
 
Imagem: Will Robinson-Smith/Spaceflight Now
O foguete Vulcan da United Launch Alliance está posicionado dentro do Centro de Integração Vertical antes de ser levado para a plataforma no Complexo de Lançamento Espacial 41, na segunda-feira, 30 de setembro de 2024.
 
Após o deslocamento na manhã de segunda-feira, o foguete, que mede 61,6 metros de altura, passará por um teste de abastecimento na terça-feira, conhecido como ensaio molhado. Quando totalmente abastecido, esta variante do foguete Vulcan, designação VC2S, pesa cerca de 1,5 milhão de libras (663.000 kg).
 
Não há planos para realizar um teste de queima estática dos dois motores BE-4 na base do foguete antes do lançamento.
 
A missão transportará uma carga inerte, significando que nada foi projetado para se separar do estágio superior Centaur 5 do foguete após a liberação das carenagens de carga. Durante uma teleconferência em junho com membros da imprensa, o presidente e CEO da ULA, Tory Bruno, mencionou que o voo Cert-2 carregará alguns experimentos e demonstrações de tecnologia "que são relevantes para o desenvolvimento tecnológico para futuras inserções em nosso estágio superior Centaur 5."
 
"Faremos algumas manobras com o estágio superior apenas para caracterizar totalmente os limites do que o Centaur 5 pode fazer. Mediremos como ele se comporta em relação aos seus criogênicos", disse Bruno durante a teleconferência de 26 de junho. "Obviamente, é um estágio superior de longa duração necessário para essas órbitas de injeção direta e de alta energia, então dura muito tempo. Mas, como você sabe, como pode imaginar, nunca planejaríamos uma missão e não a projetamos até a borda de quando ficaríamos sem propelente ou quando a evaporação consumiria uma quantidade aceitável de propelente. Temos algumas margens e retrocessos em relação a isso, mas esta é uma oportunidade para obtermos medições mais diretas sobre como esse comportamento de evaporação acontece. Então, estaremos medindo isso, juntamente com essas manobras."
 
"Teremos também experimentos anexados a esta carga inerte que nos ajudarão a entender como estender a duração do estágio superior e quais seriam os limites práticos para isso no futuro."
 
Desde então, Bruno e a ULA têm permanecido relativamente quietos quanto aos detalhes dessas demonstrações tecnológicas e experimentos. Em uma resposta bem-humorada nas redes sociais a uma pergunta sobre a carga Cert-2, Bruno simplesmente disse: "Altamente proprietário, molho secreto. Vai demorar um pouco até compartilharmos mais."
 
Imagem: Adam Bernstein/Spaceflight Now
Pela primeira vez, a Sierra Space acoplou sua espaçonave Dream Chaser ao módulo Shooting Star durante testes em uma mesa de vibração nas instalações de teste Armstrong da NASA em Ohio.
 
A ULA decidiu não transportar uma carga de cliente a bordo do foguete após a Sierra Space informá-los de que sua espaçonave Dream Chaser não estaria pronta para o lançamento planejado à Estação Espacial Internacional.
 
Assim como a Northrop Grumman e a SpaceX, a Sierra Space também faz parte do contrato de Serviço de Reabastecimento Comercial 2 (CRS-2) com a NASA. Em um comunicado à imprensa de 2016, a Sierra Space afirmou que "Dream Chaser fornecerá um mínimo de seis missões de entrega de carga de e para a ISS entre 2019 e 2024."
 
Em 27 de setembro, a Sierra Space anunciou que completou um teste para verificar se seu Mecanismo Comum de Aterragem Passivo (PCBM) atendia aos padrões da NASA para permitir um acoplamento seguro com a ISS. No início deste mês, afirmou que seu módulo de carga Shooting Star concluiu seus testes acústicos.
 
"Nosso inovador módulo de carga Shooting Star oferece a capacidade de fornecer capacidade, flexibilidade e energia adicionais para uma ampla gama de missões", disse o CEO da Sierra Space, Tom Vice, em um comunicado. "Em nossa primeira missão, o Shooting Star levará ciência crítica, comida e carga para a Estação Espacial Internacional para a NASA, e nossos módulos de carga continuarão a desempenhar um papel fundamental em trazer suprimentos para o espaço enquanto construímos uma economia de Órbita Baixa da Terra através do voo espacial comercial."
 
A campanha de teste de quatro dias foi projetada para garantir que ele pudesse "suportar o ambiente acústico de um lançamento em um foguete Vulcan Centaur."
 
Nossa equipe completou com sucesso o Teste Conjunto da ISS do nosso Mecanismo Comum de Aterragem Passivo (PCBM). Este teste verificou que o PCBM atende aos padrões da NASA. Incluiu testes de vazamento e verificações de alinhamento, garantindo a segurança da interface de acoplamento entre o Dream Chaser e a ISS. pic.twitter.com/qvHCICdFT6
 
— Sierra Space (@SierraSpaceCo) 27 de setembro de 2024
 
Rodada Dois
 
Completar a missão Cert-2 é crucial para a ULA. Isso não só permitirá à empresa lançar cargas de segurança nacional usando o foguete Vulcan, mas também fortalece sua posição para licitar em futuras missões da NASA.
 
Em uma entrevista em setembro de 2024 com a Ars Technica, Tim Dunn, o diretor sênior de lançamentos do Programa de Serviços de Lançamento da NASA baseado no Centro Espacial Kennedy, disse que alcançar um voo bem-sucedido com a Cert-1 "permitiu que eles estivessem em uma posição para licitar em nossas missões."
 
"Um segundo voo Cert que demonstrará algumas outras capacidades do foguete permite mais dados para nossa equipe de certificação que está trabalhando em conjunto com a equipe de certificação da Força Espacial dos EUA", disse Dunn a Stephen Clark, da Ars. "Estamos realizando muitas colaborações compartilhadas e intergovernamentais no trabalho de certificação, então isso nos permite ter mais dados, mais confiança no veículo de lançamento para atender a todas as necessidades que acreditamos ter na próxima década."
 
Imagem: Michael Cain/Spaceflight Now
O foguete Vulcan da ULA lança em seu primeiro voo de certificação, transportando o módulo lunar Peregrine da Astrobotic a bordo.
 
No entanto, um segundo voo bem-sucedido do Vulcan não significa automaticamente que a ULA pode passar para essas importantes missões governamentais. Durante uma aparição na Conferência de Ar, Espaço e Cibersegurança no início deste mês, a Space News relatou que a Brig. Gen. Kristin Panzenhagen, que atua como oficial executivo do programa de Acesso Garantido ao Espaço da Força Espacial dos EUA, disse que "não é instantâneo que, se eles tiverem um voo limpo, eles estejam automaticamente certificados."
 
"Teremos muitos dados para analisar após isso, apenas para garantir que tudo tenha funcionado conforme o esperado. Precisaremos de algum tempo após isso para garantir que tudo esteja limpo", disse Panzenhagen. "Estamos definitivamente ansiosos para tê-los completamente certificados, para que possamos iniciar esses lançamentos espaciais de segurança nacional."
 
Durante seus comentários em junho, Bruno afirmou que pretendiam lançar USSF-106 e USSF-87 antes do final do ano. Ambos os foguetes Vulcan que serão usados para apoiar essa missão foram entregues ao Cabo no início deste ano, antes de a ULA enviar sua barcaça Rocketship para realizar alguns trabalhos em um estaleiro.
 
Enquanto aguarda esses futuros lançamentos, a ULA também continua o trabalho em seu segundo VIF localizado na Estação Espacial da Força Aérea de Cabo Canaveral, bem como na infraestrutura de lançamento no Complexo de Lançamento Espacial 3 (SLC-3), localizado na Base da Força Espacial de Vandenberg. Bruno comentou nas redes sociais que ambos os ativos entrarão em operação em 2025.
 
Montando um novo braço de suporte no topo da torre umbilical no SLC-3. O braço superior atenderá ao ventilador de hidrogênio do Centaur V, enquanto o braço inferior conterá as linhas de resfriamento do motor e de gases perigosos, além de fornecer hidrogênio e LOX ao Centaur V. #vulcanrocket. pic.twitter.com/PEJFkE0cjP
 
— Tory Bruno (@torybruno) 28 de setembro de 2024
 
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