A Empresa Venturi Astrolab Revelou o Seu Rover Lunar Menor no Congresso Internacional de Astronáutica

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: SpaceNews/J. Foust
A Venturi Astrolab revelou um modelo do rover FLIP no Congresso Internacional de Astronáutica em 15 de outubro, com um modelo do maior rover FLEX ao fundo.
 
No dia 15/10, o portal SpaceNews notíciou que a Venturi Astrolab, uma empresa que está desenvolvendo grandes rovers lunares para funções que incluem o transporte de astronautas nas Missões Artemis, primeiro lançará um rover menor principalmente como uma missão de demonstração tecnológica.
 
De acordo com a nota do portal, em uma apresentação no Congresso Internacional de Astronáutica em 15 de outubro, a Astrolab anunciou planos para construir o FLEX Lunar Innovation Platform, ou Rover FLIP, para lançamento já no final de 2025. O rover de meia tonelada terá uma capacidade de carga útil de 30 a 50 quilogramas.
 
Um dos principais objetivos do FLIP é testar sistemas-chave para o seu maior rover FLEX, ou Flexible Logistics and Exploration, elevando seus níveis de prontidão tecnológica (TRLs). "Queremos aumentar o TRL de nossas tecnologias antes de nossas outras missões", disse Jaret Matthews, fundador e CEO da Astrolab.
 
O FLIP testará os mesmos módulos de bateria que o FLEX usará e possui os mesmos pneus que o FLEX. Outras tecnologias que a Astrolab planeja testar no rover menor incluem atuadores, sistemas de energia e comunicações.
 
O FLIP também oferece uma maneira de atender clientes que podem não precisar da mesma capacidade de carga útil que o FLEX, que é projetado para transportar até 1.500 quilogramas de carga. "Foi uma resposta à demanda dos clientes e ao interesse em ter formas diversificadas de chegar à lua", disse ele.
 
Matthews afirmou que a Astrolab está trabalhando no FLIP há apenas seis semanas. "Isso é em grande parte uma reconfiguração dos sistemas do FLEX", disse ele. "É realmente um passo de iteração em direção ao FLEX final." A empresa estava trabalhando no que chamava de "unidade de validação de modelo térmico" para testes em solo, mas decidiu transformar esse artigo de teste no rover FLIP.
 
A Astrolab não revelou como levará o FLIP à lua, além de que usará um dos landers lunares comerciais desenvolvidos para apoiar o programa de Serviços de Carga Útil Comercial Lunar (CLPS) da NASA. "Ele foi projetado para trabalhar com alguns dos landers do CLPS. Existem alguns nessa classe de peso, então estamos esperançosos de deixá-lo pronto para voo até o final do próximo ano e avaliar nossas opções."
 
Uma possibilidade é voar no Griffin, um lander que a Astrobotic Technologies está desenvolvendo sob uma ordem de tarefa do CLPS que originalmente pretendia entregar a missão do Rover de Exploração de Voláteis do Polo (VIPER) da NASA. A NASA anunciou em julho que cancelaria o VIPER, mas reteria a ordem de tarefa do CLPS para a Astrobotic, de forma que possa levar o Griffin com um simulador de massa ou outra carga.
 
O VIPER é semelhante em tamanho ao FLIP. Quando perguntado se o Griffin era uma opção para entregar o rover, Matthews disse apenas: "Fiquem atentos."
 
O FLIP é projetado para o polo sul da lua, com características como um painel solar vertical otimizado para operações lá. "Esse é, em última análise, o lugar para onde achamos que o mercado estará indo", disse ele. Isso também facilita a sobrevivência à noite lunar, que pode ser mais curta dependendo das condições de iluminação; o objetivo com o FLIP é sobreviver a pelo menos uma noite lunar.
 
As lições do FLIP serão incorporadas no maior rover FLEX, que a Astrolab planeja enviar à lua em um lander comercial Starship da SpaceX o mais rápido possível em 2026. A Astrolab também é uma das três empresas selecionadas pela NASA em abril para contratos de estudo para seu programa de Serviços de Veículo de Terreno Lunar, para um rover a ser usado por astronautas em futuras missões Artemis. A NASA planeja escolher uma empresa para desenvolver esse rover, oferecendo-a à NASA por meio de um contrato de serviços.
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários