O 'Centro de Lançamento Xichang' Irá Construir um Espaçoporto Comercial Para Aumentar a Capacidade de Lançamentos da China

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Credito: CASC
Um Long March 3B decola de Xichang, transportando os 59º e 60º satélites de navegação Beidou para a órbita, em 19 de setembro (UTC) de 2024.

No dia de ontem (14/10), o portal SpaceNews informou quer o Centro de Lançamentos de Xichang, localizado no interior da China, está prestes a construir um espaçoporto comercial, com o objetivo de melhorar o acesso do país ao espaço.
 
De acordo com o portal, a Prefeitura de Liangshan, onde está situado o Centro de Lançamento de Satélites de Xichang, e a Sichuan Development (Holding) Co., Ltd. realizaram uma cerimônia no dia 9 de outubro para a assinatura de um acordo de cooperação estratégica e a inauguração da Sichuan Development International Commercial Spaceport Co., Ltd., de acordo com um relatório do Liangshan Daily.
 
Oficiais descreveram o espaçoporto comercial de Xichang como um projeto chave nas iniciativas aeroespaciais do governo provincial. No entanto, não foram fornecidos detalhes específicos sobre o número de plataformas de lançamento ou os tipos de foguetes e propulsores que serão suportados.
 
Um funcionário da Prefeitura de Liangshan enfatizou a oportunidade estratégica que o espaçoporto apresenta, incentivando esforços para atrair empresas aeroespaciais líderes e desenvolver um cluster industrial.
 
Empresas de espaço comerciais chinesas — como Landspace, iSpace, Space Pioneer, Deep Blue Aerospace, Galactic Energy e outras — estão desenvolvendo veículos de lançamento reutilizáveis de capacidade média, que exigem acesso a plataformas de lançamento.
 
O novo espaçoporto parece alinhar-se com a política do governo central para promover o espaço comercial e os planos provinciais para fornecer um crescimento local de alta qualidade. Ele também pode potencialmente apoiar objetivos nacionais, incluindo o aumento da taxa de lançamentos para permitir a construção de megaconstelações em órbita baixa da Terra, nomeadamente os projetos Guowang e Qianfan/Thousand Sails.
 
A indústria espacial comercial foi destacada como uma prioridade em um relatório de trabalho do governo central em março, ao lado de outras indústrias emergentes estratégicas. Governos municipais e provinciais, incluindo Pequim, Xangai, Shandong, Hainan e Anhui, recentemente introduziram políticas para atrair e fomentar empresas de espaço comercial. O setor é visto por cidades e províncias como uma forma de atrair empresas inovadoras e impulsionar o crescimento.
 
Além disso, a província de Guangdong lançou um “Plano de Ação para Promover o Desenvolvimento de Alta Qualidade do Espaço Comercial” em 14 de outubro. O plano menciona metas, incluindo a promoção da construção de constelações em órbita baixa da Terra e plataformas de lançamento offshore, além de fortalecer a pesquisa em tecnologias essenciais para satélites e foguetes.
 
A China possui três espaçoportos no interior, em Jiuquan, Taiyuan e Xichang. Wenchang, na costa da ilha de Hainan, realiza lançamentos dos novos foguetes Long March de geração, além de duas novas plataformas de lançamento comercial. As instalações comerciais também devem ser expandidas. Além disso, a província oriental de Shandong também tem realizado lançamentos marítimos desde 2019.
 
A taxa de lançamentos da China aumentou de um recorde nacional de 22 em 2016, para 55 em 2022 e 67 em 2023. A CASC, principal contratante espacial do país, declarou no início deste ano que o país planejava realizar cerca de 100 lançamentos em 2024, incluindo 30 missões de fornecedores de serviços de lançamento comercial.
 
Embora essa meta não pareça alcançável, com a China tendo realizado um total de 47 tentativas de lançamento orbital em 2024 até o momento, o objetivo indica o crescimento planejado nos lançamentos e a necessidade de maior acesso às instalações de lançamento. Os primeiros lançamentos das novas plataformas de lançamento comercial de Wenchang são esperados para este ano, notavelmente a estreia do Long March 12 e de um foguete Long March 8.
 
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