A NASA Anunciou Que a Estônia Tornou-se a 45ª Nação Signatária dos 'Acordos Artemis'

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Crédito: NASA

No dia de ontem (13/10), o portal da NASA anunciou que durante uma reunião internacional em Milão, o Administrador da NASA, Bill Nelson, esteve entre as testemunhas da assinatura dos Acordos Artemis pela Estônia, que se tornou a 45ª nação a se unir aos Estados Unidos e outros signatários em concordância com a exploração segura, transparente e responsável da Lua, Marte e além.
 
De acordo com a nota do portal, a cerimônia de assinatura ocorreu antes da Itália sediar o 75º Congresso Internacional de Astronáutica, que começa na segunda-feira, 14 de outubro, onde oficiais governamentais e do setor espacial dos países signatários discutirão o avanço na implementação dos Acordos Artemis, entre outros tópicos.
 
“Damos as boas-vindas à assinatura da Estônia nos Acordos Artemis, que abrirá portas para mais colaboração internacional”, disse Nelson. “Essa decisão também fortalece nossa família de nações, unidas por uma causa comum, e amplia nosso compromisso de explorar o espaço para o benefício da humanidade sob os sólidos princípios dos acordos.”
 
Erkki Keldo, ministro da economia e indústria da Estônia, assinou os Acordos Artemis. Rahima Kandahari, subsecretária adjunta do Departamento de Estado dos EUA, e Lisa Campbell, presidente da CSA (Agência Espacial Canadense), também participaram do evento.
 
“A Estônia é bem conhecida como o país líder em e-governança, e é uma grande honra para nós alcançar um novo patamar na exploração espacial”, disse Keldo. “Estamos mais do que interessados em compartilhar nosso conhecimento com a comunidade espacial global para fazer da colaboração futura na exploração espacial um sucesso para a humanidade. Tenho certeza de que a adesão aos Acordos Artemis abrirá oportunidades atraentes para as empresas estonianas também, para compartilhar seus valiosos conhecimentos e competências.”
 
Em 2020, os Estados Unidos e sete outras nações foram os primeiros a assinar os Acordos Artemis, que identificaram um conjunto inicial de princípios promovendo o uso benéfico do espaço para a humanidade. Os acordos estão fundamentados no Tratado do Espaço Exterior e em outros acordos, incluindo a Convenção de Registro, o Acordo de Resgate e Retorno, além das melhores práticas e normas de comportamento responsável que a NASA e seus parceiros têm apoiado, incluindo a divulgação pública de dados científicos.
 
Os compromissos dos Acordos Artemis e os esforços dos signatários para avançar na implementação desses princípios apoiam a exploração segura e sustentável do espaço. Espera-se que mais países assinem nos próximos dias e meses.
 
Saiba mais sobre os Acordos Artemis em:
 
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários