Prefeito Eleito do PT em 'Maricá' Quer Transformar Ilhas da Região Sob Gestão da Marinha em Base de Lançamento de Foguetes

Prezados leitores e leitoras do BS!
 
Prefeito eleito Washington Quaquá (PT)
No dia 10/10, o portal Revista Sociedade Militar postou uma noticia sem pé e sem cabeça que levei uns dias pesando de deveríamos reposta-la ou não. Decidi por posta-la hoje, para que fique registrado em nosso arquivos.
 
Pois então, segundo o tal portal, o prefeito eleito do município de Maricá, localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, quer transformar ilhas sob gestão da Marinha do Brasil em base de lançamento de foguetes, com planos de investimentos bilionário, o tal prefeito promete transformar Maricá em polo tecnológico e turístico.
 
De acordo com a nota do portal, o prefeito eleito de Maricá, Washington Quaquá (PT), anunciou nesta semana um plano ousado: transformar as Ilhas Maricás em uma base de lançamento de satélites. A ideia foi revelada durante entrevista coletiva realizada no Parque Tecnológico, onde apresentou sua equipe de transição.
 
Quaquá, que já foi prefeito de Maricá e retorna ao cargo após vencer as eleições com 73,74% dos votos válidos, não economizou no entusiasmo.
 
“Em quatro anos nós estamos voando, já estamos voando. Vamos ter, inclusive, lançamento de foguetes, então, mais do que voando, eu acho que vai ser bonito”, disse. Ele ainda ressaltou que a localização do arquipélago tem um azimute favorável para lançamentos, uma vantagem estratégica para o setor aeroespacial.
 
A ideia de criar uma base de lançamentos em Maricá, contudo, esbarra em obstáculos práticos. As Ilhas Maricás estão sob gestão da Marinha do Brasil e não d prefeitura. Além disso, a região carece de infraestrutura básica para o transporte de cargas, um fator essencial para viabilizar esse tipo de operação. Hoje, o Brasil conta com o Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, que é uma referência no setor.
 
Projetos Ambiciosos e Orçamento Robusto
 
Além da proposta de lançar foguetes, Quaquá também revelou outros planos grandiosos para a cidade, incluindo a construção de uma fábrica de aviões, um braço de pedra de 4 km na praia de Itaipuaçu e seis hotéis públicos. Segundo ele, a cidade terá entre R$ 2 e 3 bilhões anuais para investimentos e buscará financiamento internacional, de instituições como o Banco Mundial e o BNDES.
 
Um Novo Capítulo Para Maricá
 
A eleição de Quaquá, com 73,74% dos votos, reafirma sua força política na cidade, onde já governou entre 2009 e 2016. Ao ser questionado sobre as críticas e o apelido de “sonhador”, o prefeito eleito foi categórico: “Eu duvido que tenha alguém que vai mostrar mais para o Brasil e para o mundo do que o nosso grupo político aqui em Maricá.”
 
Brazilian Space
 
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!

Comentários