Conheça a 'Missão Garatéa-L', Missão Lunar Brasileira Que Luta Desde 2015 Para Se Tornar Uma Realidade
Prezados leitores e leitoras do BS!
Pois então, pouco temos falado no BS sobre uma iniciativa inovadora que merece grande destaque: a Missão Lunar Privada Brasileira Garatéa-L. Este projeto é liderado pela startup espacial brasileira AIRVANTIS, co-fundada pelo irrequieto Eng. Lucas Fonseca, em parceria com outro engenheiro brasileiro. A AIRVANTIS, por sua vez, se tornaria posteriormente uma das membras fundadoras da Aliança das Startups Espaciais Brasileiras (ASB). Já a missão em si, representa um importante marco para a Astronáutica e para a Ciência Brasileira, e foi Idealizada pelo famoso Astrobiólogo Douglas Galante e pelo próprio Eng. Lucas Fonseca, profissional que foi membro da Agência Espacial Europeia (ESA) e parte integrante da equipe da célebre equipe da Missão Rosetta.
A Missão Garatéa-L envolve uma série de instituições educacionais e de pesquisa brasileiras, com objetivos ambiciosos:
* Avaliar os efeitos da exposição a raios cósmicos em colônias bacterianas e em tecido humano.
* Contribuir para o avanço da astrobiologia e da medicina espacial.
* Coletar imagens multiespectrais da bacia de Aiken, na Lua.
* Estimular o interesse de estudantes brasileiros em carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM).
Porém, desde seu lançamento pela AIRVANTIS em 2015, a missão tem enfrentado desafios significativos na captação de recursos financeiros de investidores privados. Atualmente, está sendo analisada no 'Procedimento para Seleção e Adoção de Missões Espaciais (ProSAME)', que a Piada Espacial Brasileira (AEB) utiliza para supostamente definir e selecionar as missões que apoiará no âmbito do PNAE 2022-2031, porém sem qualquer garantias de adoção.
Acompanhamos com entusiasmo a luta incansável do Eng. Lucas Fonseca e de sua equipe para posicionar o Brasil entre as nações que realizam conquistas significativas no espaço. Acreditamos em sua capacidade e na importância de participarmos ativamente dessas iniciativas, pois o futuro está no espaço e precisamos garantir nossa relevância nesse cenário, se quisermos ter voz ativa futuramente.
Recentemente, o Eng. Lucas Fonseca, atual CEO da AIRVANTIS, palestrou durante o International Moon Day, evento promovido no Brasil pela Moon Village Brazil. Nessa ocasião, ele compartilhou detalhes da Missão Garatéa-L, incluindo os planos para levar uma colônia de bactérias à órbita lunar. Vale muito a pena conferir!
Enquanto isso, continuamos na torcida para que a AIRVANTIS consiga os recursos necessários para esta importante missão — cerca de R$ 30 milhões — junto a investidores privados, e que o Brasil possa finalmente trilhar o caminho que deveria ter sido percorrido há muito tempo.
Entretanto, de uma coisa temos certeza entusiastas do BS: Se a AIRVANTIS conseguir captar os recursos necessários para sua missão, o inexpressivo Mister MoU certamente estará presente no anuncio oficial, pronto para tirar fotos e tentar colher algum benefício dessa situação.
Avante GARATÉA-L!
Brazilian Space
Brazilian Space 15 anos
Espaço que inspira, informação que conecta!
O que aconteceu com a VSAT aerospace?
ResponderExcluirOlá Spacehera!
ExcluirEstá é uma boa pergunta. Me parece que se perderam pelo caminho.. Abs
Um grande projeto.....na gaveta, enquanto satélites gigantes são apoiados
ResponderExcluir